Os estudantes que tiveram sua entrada no Programa Bolsa Permanência neste ano de 2019, devem começar a receber em breve. A bolsa é paga pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão governamental que abre uma conta exclusiva para esta finalidade, na agência bancária indicada no momento do cadastro.
A abertura desta conta pode ser acompanhada no site https://www.fnde.gov.br/sigefweb/consultar-beneficios , e é identificada pelo convênio 489. O site é instável, e aconselha-se várias tentativas. A existência do convênio 489 indica que a conta foi aberta, não que, necessariamente, já tenha ocorrido algum pagamento.
É possível verificar através do sistema sisbp.mec.gov.br quando as parcelas são autorizadas, e, conforme calendário do FNDE, a previsão é sempre o 15º dia útil do mês seguinte (ou seja, se uma parcela for autorizada em agosto, ela será paga próximo ao dia 20 de setembro).
Após a abertura da conta pelo FNDE, é possível verificar, junto a agência bancária, se o cartão da mesma já chegou, e se já foram efetuados pagamentos.
Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail pbpufsm@gmail.com ou do fone 3220 8825