O acesso às moradias provisórias estará liberado a partir do dia 01/08/2016 para os estudantes calouros.
Estudantes veteranos que desejarem acessar as moradias provisórias deverão passar por avaliação prévia da Pró-Reitoria.
Conforme a disponibilidade de vagas, os estudantes serão encaminhados a União Universitária, Centro de Eventos (ambos dentro do campus), ou Casa do Estudante I (CEU I), localizada no centro da cidade.
Para ter acesso às moradias provisórias, o estudante necessita realizar cadastro na PRAE, portando 2 fotos 3×4, cópia do comprovante de matrícula e cópia do comprovante de endereço da cidade origem. Além dos documentos já mencionados, caso seja estudante da pós-graduação, declaração da secretaria do curso alegando não possuir bolsa.
O estudante poderá optar por trazer a ficha cadastral já preenchida, no entanto, ele só será válida com o carimbo e assinatura da PRAE.
Os menores de idade precisam entregar o termo abaixo relacionado, com assinatura registrada em cartório. O termo também poderá ser assinado diretamente na PRAE pelo responsável.
Nas moradias provisórias é disponilibilizado apenas a cama ao estudante, sendo de responsabilidade do mesmo, colchão e demais pertences de uso pessoal.
A entrada no Restaurante Universitário (R.U) é liberada com a carteirinha da biblioteca. Pedidos podem ser realizados no site www.ufsm.br/biblioteca . Nas duas primeiras semanas, é permitido aos calouros o acesso com o comprovante de matrícula caso ainda não possuam carteira da biblioteca.
O horário de atendimento da PRAE é das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia.