Eaí pessoal, tudo tranquilo?
Você já ouviu falar alguma vez por aí em Codec? Codec é uma maneira de compressão e descompressão de arquivos, geralmente os de áudio e vídeo, como na internet não existe só uma maneira de compressão e sim centenas, cada uma adotando uma técnica diferente. Hoje iremos abordar um contexto geral e como elas funcionam.
Primeiro vamos começar entendo como funciona a nossa tela. A nossa tela é formada por pixels, que nada mais do que uma matriz que armazena 3 valores R = red, G = green, B = blue, 28 ou 256 cores diferentes, quando os 3 valores são combinados em cada pixel temos 28×3 o que dá em torno de 16 milhões de cores diferentes.
Agora que já sabemos como funciona a nossa tela vamos fazer um cálculo de quanto pesa uma imagem em FULL HD sem compressão, apenas com os pixels da tela. 1080 x 1920 x 24 = 49766400 bits, e fazendo as conversões de armazenamento, dariam 6MB em apenas uma imagem.
Agora e se for 1 segundo? Em um segundo são passadas 30 imagens, logo 6 x 30 = 180MB.
E por fim em 1 minuto um vídeo pesaria 11 Gb.
Para isso os codecs surgiram de uma necessidade de reduzir o tamanho dos arquivos de áudio e vídeo, pois os arquivos seriam enormes e levariam dias ou até semanas para transportar vídeos ou filmes.
Como dito, o processo de compressão dos arquivos possui várias etapas com elas:
-
Codecs de Captura: Este processo começa já nas câmeras fotográficas que entre elas possuem diferentes modos de compressão.
-
O método 4:4:4 é melhor existente, pois dentro de 4 pixels, todos eles terão o seu valor original, nenhuma informação da cor é perdida, então a qualidade é melhor ao custo de mais informação.
-
Mas alguns codecs reduzem isso como por exemplo o método 4:2:2, que consiste em num raio de 4 pixels, 2 terão o seu valor trocado pelo próximo, o que ocasiona em uma grande redução de espaço, ao custo de perder qualidade.
-
Por fim, existe o método que mais reduz espaço e perde informação o 4:2:0, que é um dos mais utilizados por celulares e câmeras, o qual dos 4 pixels, apenas 1 terá o seu valor original de cor.
-
Codecs de edição: Agora que já passamos pelas partes de captura, vamos para a parte de edição, onde os nossos computadores agem ou alguns outros aparelhos fotográficos.
Compressão com perdas: O método de compressão com perdas reduz o formato do arquivo a ponto de estar num estado mínimo em que o ouvido e o olho humano não percebam, pois, esses tipos de codificadores removem apenas os ruídos que são imperceptíveis.
Compressão sem perdas: Esse método como o próprio nome diz não há perdas significativas, mas não quer dizer que não comprimem nada, pois reduzem poucas partes do arquivo original.
Conclusão: Existem diversos processos até os arquivos de áudio e vídeo chegarem ao nosso aparelho. Por isso se você curte estudar edição ou gravação, é importante ficar ligado nesses processos para o melhor entendimento do seu sistema.
– Luís Corrêa