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Plano de Desenvolvimento IC

Iniciação Científica: um plano de desenvolvimento para os petianos de odontologia da Universidade Federal de Santa Maria

O Programa de Educação Tutorial, estruturado segundo a tríade Pesquisa-Ensino-Extensão e sua indissociabilidade, visa a formação de profissionais de nível superior dotados de elevados padrões científicos, técnicos, éticos e com responsabilidade social. Partindo dessa premissa, a Iniciação Científica (IC) é extremamente relevante, na medida em que introduz o aluno de graduação no mundo da ciência, da investigação e da produção de conhecimentos, colaborando para a formação de profissionais autônomos, independentes e críticos. Diante disso, o Programa de Educação Tutorial- PET Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria elaborou um plano de desenvolvimento de petianos na iniciação científica (IC), visando organizar um cronograma com atividades específicas para cada categoria de petiano, de acordo seu tempo no programa e semestre do curso: petiano júnior, pleno ou sênior. Essas atividades serão desenvolvidas ao longo da trajetória dos petianos no grupo, com o propósito de capacitá-los a conduzir pesquisas seguindo os preceitos metodológicos, éticos, estimular a reflexão e a análise crítica, incentivar a elaboração de artigos científicos, desenvolver competências transversais, fortalecendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe e, também, prepará-los adequadamente para a pós-graduação, o que está em consonância com o Manual de orientações básicas do PET, elaborado pelo Ministério da Educação.

O objetivo do presente projeto é oferecer aos integrantes do Grupo PET Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria uma trajetória organizada e de excelência no campo de investigação científica, contribuindo para uma formação sólida, abrangente e também, para o avanço da ciência e para o fortalecimento do ambiente acadêmico. Também objetiva aprender a aprender através do aprendizado da busca por evidências científicas e da leitura crítica de artigos; desenvolver habilidades de escrita através da elaboração de projeto de iniciação científica (IC) e manuscritos e prepará-los para a pós-graduação.