Ir para o conteúdo PET Odontologia Ir para o menu PET Odontologia Ir para a busca no site PET Odontologia Ir para o rodapé PET Odontologia

A Pandemia de Covid-19 e a Formação de Profissionais da Odontologia

Publicado na Edição Especial 2022 do Cadernos ESP, o artigo aborda o impacto da educação remota emergencial durante a pandemia da COVID-19 na formação profissional dos estudantes de odontologia.

Resumo

Verificar a percepção dos acadêmicos de Odontologia das instituições federais de ensino do Sul do Brasil, acerca do impacto da educação remota emergencial durante a pandemia da COVID-19 na sua formação profissional. Métodos: Neste estudo transversal foram convidados acadêmicos das cinco universidades federais do Sul do Brasil que oferecem cursos de Odontologia. Os dados foram coletados mediante questionário eletrônico. Resultados: Participaram 276 estudantes, a maioria mulheres (74,6%) e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (38,8%); a média de idade foi 22,8 anos (± 3,9). A maioria da amostra (53,6%) relatou ter pensado em desistir do curso durante o período pandêmico e 98,4% dos estudantes sentiu que perdeu habilidade prática devido ao afastamento das atividades presenciais. Houve associação (p<0,001) entre o rendimento dos alunos e a interatividade das aulas. Conclusão: Os achados sugerem que as mudanças no processo ensino-aprendizagem desenvolvidas na pandemia impactaram na formação dos estudantes de Odontologia entrevistados.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra!