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A manualização do saber Linguístico: o processo de produção de Guias de Linguagem Inclusiva

Este projeto de extensão, vinculado ao projeto de pesquisa Língua, Política e História, visa à elaboração de um Guia de Linguagem Inclusiva, sendo uma iniciativa de um grupo de acadêmicas do PET Letras e destinado ao uso na redação de documentos oficiais do programa do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido na UFSM: Programa de Educação Tutorial (PET). O objetivo principal é propor um guia de linguagem inclusiva que recomende uma cultura não sexista e não discriminatória, buscando a equidade de gênero nos usos linguísticos no âmbito acadêmico da pesquisa, do ensino e da extensão, tríade fundamental dos grupos PET. Consideramos que o uso de uma linguagem inclusiva é primordial na atualidade, levando em conta que todos os gêneros formam parte de nossa sociedade e, muitas vezes, são invisibilizados pelo uso de uma linguagem majoritariamente masculinizada. Neste projeto, entendemos o conceito de identidade de gênero como uma construção social que não se limita à dualidade feminino e masculino, incluindo também pessoas que se identificam com outros gêneros. Portanto, acreditamos que o uso de uma linguagem inclusiva consiste em não ignorar as diversas formas de discriminação que a linguagem pode apresentar, pois o uso do masculino genérico, por exemplo, pode discriminar os outros gêneros existentes.