A realização da atividade Floresta em Movimento (Olimpíada Florestal) busca não apenas diminuir a evasão do curso de Engenharia Florestal, mas também integrar alunos de diferentes semestres juntamente com os professores para que os alunos consigam desenvolver laços e se comunicar com
diferentes pessoas e formas distintas de pensar e resolver problemas, e claro, destacando as diversas oportunidades que o curso oferece. O intuito é abordar de forma lúdica e dinâmica as grandes áreas dentro da Engenharia Florestal, com o propósito de evidenciar a diversidade e a abundância do campo florestal tornando o aprendizado mais envolvente.
As brincadeiras e atividades realizadas na olimpíadas serão cautelosamente planejadas, para que além dos alunos aprimorarem seus aprendizados na área florestal eles também façam de maneira interativa e divertida. Será realizado dessa forma para criar uma positiva experiência para os alunos que irão participar, aumentando assim as chances desse aluno permanecer no curso. A todo momento será enfatizada a importância do trabalho em grupo para preparar os alunos a lidar com situações fora de seus contextos habituais.
Em última análise, as atividades são pensadas e desenvolvidas de forma que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos na área florestal, mas de uma forma interativa e divertida, construindo assim uma comunidade mais robusta e coesa dentro do curso de Engenharia Florestal.
Objetivos: Promover a integração entre os alunos, e alunos com professores da Engenharia florestal, de modo a proporcionar momentos de diversão aliados ao conhecimento, como também aproximar mais os alunos dos professores. Sendo uma estratégia para apresentar o curso de uma forma mais didática, a fim de evitar a evasão dos alunos do curso.