Áreas degradadas referem-se a regiões onde o meio ambiente sofreu danos significativos devido a atividades humanas, processos naturais ou uma combinação de ambos. Essas áreas podem apresentar uma variedade de problemas ambientais que afetam não apenas o ecossistema local, mas também comunidades humanas. As áreas degradadas por garimpo são regiões que foram impactadas negativamente devido à prática da mineração informal ou ilegal. Essas áreas frequentemente sofrem uma série de impactos ambientais e sociais significativos devido às atividades de garimpo.
Dessa forma, essa atividade busca entender e colocar em prática aquilo que o estudante de Engenharia Florestal estuda em sala de aula, neste caso, como desenvolver um projeto de recuperação de áreas degradadas. Uma das maneiras de recuperar áreas que foram afetadas por garimpo, é com a restauração vegetativa, buscando restaurar o solo e a biodiversidade do local. Nesse contexto, é esperado que os acadêmicos desenvolvam seus conhecimentos técnicos e profissionais no desenvolvimento de atividades práticas.
Objetivos: Aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso de Engenharia Florestal, para restaurar áreas que foram afetadas por ações antrópicas no município de Ametista do Sul, além de realizar pesquisas que envolvam regeneração ecológica, técnicas de restauração florestal e acompanhar como ocorre o desenvolvimento de um projeto de recuperação de áreas degradadas.