De acordo com estudos, uma pessoa pode salvar até 4 vidas com o simples ato de doar sangue, e essa é uma ação de cidadania e um gesto de solidariedade, pois você ajuda uma pessoa mesmo sem saber quem é. Pensado nisso, no dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue que foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrálas da importância desse gesto que pode salvar vidas. No Brasil, apenas 1,6% da população realiza doação de sangue e, dentre esses, a maioria é jovem, mas, esse percentual está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde, à vista disso, o Ministério da Saúde ressalta a necessidade de fortalecer ações que estimulem a doação voluntária para manutenção dos estoques de sangue, para que esse percentual seja ampliado. Contudo, as doações não devem ser realizadas apenas em datas especificas e sim o ano todo. Somente assim é possível manter os estoques de sangue bem abastecidos todos os meses.
Com isso, é de extrema importância que além do governo os componentes da saúde também incentive a população a realizar doações, e esse incentivo são realizados através de campanhas de doações feitas por meio de folders, banners, publicações nas redes sociais e propagandas televisivas. Atualmente no município de Frederico Westphalen, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou o trabalho de conscientização para que mais pessoas voluntárias possam doar para que o estoque de sangue seja reforçado. E por causa de uma demanda na área da saúde, atualmente o município conta com um posto de coleta externa de sangue, que facilita a vida do doador.
Objetivos: O principal objetivo dessa atividade é promover a conscientização desta nobre causa e garantir a máxima participação de voluntários para a doação de sangue. Como também a divulgação da ação realizada pela Unidade Básica de Saúde assim como todas as informações e critérios para doação a toda comunidade acadêmica como também a comunidade externa.