Ir para o conteúdo PET Enfermagem Ir para o menu PET Enfermagem Ir para a busca no site PET Enfermagem Ir para o rodapé PET Enfermagem
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividades

O Lamparim

O jornal informativo “O Lamparim” foi criado pelo PET Enfermagem em 2007 com a finalidade de aproximar os petianos da população em geral e da comunidade acadêmica, através da disseminação de informações científicas sobre a área da saúde e da Enfermagem. Atualmente, é veiculado digitalmente através das redes sociais do PET Enfermagem

Você pode ter acesso a última edição na biografia do @petenfermagemufsm, ou nesse link: https://bit.ly/Lamparimcompleto

Também é possível acessar as edições anteriores na plataforma Issuu: https://issuu.com/petenfermagemufsm

PET Complementa

Essa projeto visa preencher lacunas na formação de estudantes da saúde, em especial da Enfermagem, assim como contribuir na educação permanente de profissionais de área, através da promoção de eventos como minicursos, simpósios e worksho´p, abordando diferentes temáticas que permeiam a assistência à saúde. 

SocializaPET

O projeto Socializa PET caracteriza-se pelo desenvolvimento de encontros semanais que visam debater temáticas relevantes à enfermagem e/ou atualidades, além da realização de momentos de relaxamento e autocuidado, os quais são planejados e desenvolvidos pelos petianos, com a presença de convidados em alguns momentos. As atividades compreendem espaços ao ar livre, jogos, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), socialização de leituras, aulas abertas, dentre outros. As reuniões do projeto são internas, majoritariamente, e ocorrem semanalmente, no Prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM. Quando abertas ao público, são divulgadas nas redes sociais do PET Enfermagem.

Educa PET

O projeto EducaPET objetiva realizar atividades de Educação em saúde, direcionadas aos acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria, nos espaços de maior circulação dentro da instituição. Por meio dele, busca-se promover espaços de aprendizagem e troca de saberes entre os petianos e a comunidade acadêmica, possibilitando discussões de assuntos diversos sobre saúde, a fim promover o conhecimento da comunidade e ressignificar saberes existentes, estimulando a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento dos universitários.

Adolescer

O Adolescer é um projeto de extensão realizado em escolas de Santa Maria, tendo como público-alvo os adolescentes. Neste projeto, são organizadas oficinas conforme a temática de interesse dos participantes, com momentos individuais e coletivos. Tem por objetivo realizar ações que propiciem reflexão e discussão sobre a adolescência, contribuindo para uma vivência mais saudável e significativa aos participantes do grupo.

Bem Viver

O projeto Bem Viver tem como público alvo a população idosa institucionalizada nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e/ou frequentadora dos Centros Dia para Idosos (CDIs) da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Este projeto objetiva integrar os acadêmicos dos grupos PET/ UFSM com as pessoas idosas institucionalizadas, promovendo atividades dinâmicas, rodas de conversa, estimulação cognitiva e motora, educação em saúde entre o conhecimento popular e científico, assim como momentos de lazer. Com isso, busca-se proporcionar momentos e ações que agreguem diversas áreas do conhecimento e sob uma perspectiva multidimensional e integral da pessoa idosa, de modo que eles possam se sentir vistos, acolhidos e motivados. Logo, almeja-se contribuir para o envelhecimento saudável e para a integralidade do cuidado à pessoa idosa.

Mente Aberta

Esse projeto tem o objetivo de realizar atividades de educação em saúde com temas pertinentes ou de interesse do público-alvo, a fim de disseminar informações e promover trocas de experiências acerca das temáticas, contribuindo para o empoderamento e bem-estar dos(as) participantes. As solicitações dessas atividades podem ser feitas, principalmente por meio das redes sociais do PET Enfermagem, contato com petianos (a) e/ou tutor (a) ou pela Coordenação do Curso de Enfermagem

PET Socorre

O projeto PET Socorre é um projeto de extensão que tem como público-alvo adolescentes, jovens e  graduandos, com enfoque nos acadêmicos de licenciaturas e profissionais da educação, de instituições públicas de ensino do Rio Grande do Sul. Nesse projeto, são organizados encontros, contemplando assuntos pertinentes às situações de urgência e emergência que ocorrem frequentemente no ambiente de ensino, tais como desmaios, sangramentos, convulsões, hiper e hipoglicemia, parada cardiorrespiratória, entre outras, as quais são abordadas em momentos individuais e coletivos, com explanação teórica e oficinas práticas, a fim de concretizar os aprendizados.

Mentoring

O Mentoring é um projeto de ensino e extensão do grupo PET Enfermagem que consiste no apadrinhamento dos calouros pelos petianos e apresentação do curso de enfermagem e da profissão em si, oportunidade na qual o petiano/a (mentor) aconselha, apoia e auxilia um calouro (mentorado/a) e que se mantém nos semestres seguintes. O objetivo do projeto é acolher, aproximar e integrar os novos acadêmicos ao curso, como também orientá-los e sanar as suas dúvidas em relação às disciplinas, à gradução e universo acadêmico.

Gesta PET

Nesse projeto realiza-se atividades de educação em saúde com temas relevantes ao processo de gestação e puerpério, de interesse do público-alvo, elucidando dúvidas, compartilhando saberes e desmistificando crenças.  Nos encontros, procura-se construir um espaço de orientação e troca de experiências, no qual possam ser compartilhados sentimentos e angústias, fornecendo subsídios, a fim de empoderar as participantes. Ainda, promover educação em saúde e auxiliar na compreensão da gravidez e do puerpério, junto a suas particularidades e possíveis desafios que possam surgir durante esses momentos. Informações sobre as temáticas mais relevantes durante a gestação/puerpério podem ser acessadas na página do Instagram @gestapet_ufsm

PET Ciência

O PET Ciência tem como objetivo desenvolver projetos de pesquisa científica, incentivar a participação dos petianos no processo de elaboração e aprimoramento da habilidade de escrita, autonomia, uso de bases de dados e conhecimento dos diversos cenários salutares do país, estados e municípios. Além disso, em relação ao planejamento para o ano de 2021 do grupo PET Enfermagem, destaca-se a elaboração de uma pesquisa sobre a identificação do comportamento sexual de risco entre estudantes universitários vinculados à Instituição de Ensino Superior, a fim de planejar ações de promoção da saúde e prevenção de infecções direcionadas as necessidades do público participante.

Pesquisa PET

Esse projeto tem o intuito de incentivar a participação dos petianos em grupos de pesquisas do curso de Enfermagem, com o objetivo de que os integrantes aprimorem o conhecimento no que tange às teorias metodológicas, produção, submissão e elaboração de resumos e artigos, habilidades de pesquisa em bases de dados, leitura, escrita, integração e certificação pela participação em grupos certificados pelo CNPq.

Mídias PET

Atualmente, a internet possibilita que as informações sejam difundidas simultaneamente para um grande número de pessoas de maneira muito rápida. Considerando as atividades desenvolvidas pelo PET Enfermagem, alicerçadas na tríade ensino, pesquisa e extensão, as plataformas digitais e redes sociais como o Instagram, Facebook, Telegram, Even3 e YouTube são grandes aliadas do grupo para viabilizar as atividades e produções para o maior número de pessoas.

O projeto Mídias PET objetiva, por meio de diferentes tecnologias, divulgar atividades e produções do grupo PET Enfermagem, bem como informações sobre o curso de enfermagem e assuntos gerais relacionados à área da saúde, visando aproximar o grupo da comunidade acadêmica, demais grupos PET e comunidade em geral. Ainda, oportunizar aos acadêmicos petianos o aprimoramento de habilidades relacionadas ao uso de mídias digitais e atualidades em tecnologias da informação. 

Acompanhe as redes sociais do PET Enfermagem – UFSM @petenfermagemufsm

Reunião administrativa

A reunião administrativa é o momento em que todos os petianos, discentes e docentes, reúnem-se semanalmente para planejar e discutir assuntos relacionados aos projetos e atividades do grupo. Também é nesse momento em que o grupo compartilha relatos das vivências ocorridas antes, durante e após o desenvolvimento das atividades realizadas nos projetos.

Esse espaço tem como objetivo promover e facilitar a comunicação entre o grupo, mesmo que em reuniões virtuais, servindo como estímulo para o aprimoramento de habilidades e competências como expressão oral, escuta ativa, oratória, argumentação, convivência com opiniões divergentes, planejamento e organização das atividades; além de exercitar a capacidade de sínteses nos relatos de experiência e escrita. Cada reunião administrativa possui um coordenador de falas e pautas e um relator de ATA. O documento oriundo da reunião deverá ser aprovado pelo grupo na reunião posterior que, hodiernamente, ocorre nas segundas-feiras.

Seminário de avaliação e planejamento

Para que o grupo possa se fortalecer e entender como um todo o papel que cada integrante exerce dentro dele, é realizado um seminário de avaliação ao final de cada semestre, na presença de todos os petianos bolsistas e não-bolsistas, tutor e professora colaboradora.

Com a realização do seminário de avaliação e planejamento é possível integrar o grupo, conhecer melhor as potencialidades e fragilidades de cada integrante e de cada projeto, possibilitando assim, melhorias no desempenho do grupo e renovação dos projetos.

Objetiva-se melhor organização das atividades desenvolvidas, bem como uma discussão para ter conhecimento acerca dos resultados obtidos com cada projeto desenvolvido ao longo do ano.

Participação em eventos

Inúmeras oportunidades e benefícios estão disponíveis à comunidade acadêmica, uma delas é a participação em eventos, que propicia o aprimoramento de seus conhecimentos e diversas experiências. O grupo PET Enfermagem apoia que os petianos participem de eventos, sejam eles relacionados ao Programa de Educação Tutorial, como o InterPET, PETchê, SulPET e EnaPET, bem como eventos científicos em níveis locais, regionais, nacionais e internacionais, no intuito de proporcionar um maior desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, objetiva-se incentivar os petianos a participarem de eventos em todos os níveis, e após, promover a disseminação das experiências e conhecimentos adquiridos com a comunidade acadêmica e com o grupo.