A logo do PET, criada e desenvolvida pelo jornalista Marcos Corbari, egresso do curso de jornalismo e ex-professor no Decom/UFSM-FW, é baseada em uma representação da resiliência da natureza. A flor cabocla de beira-de-estrada e o Capim do Pampa dividem espaço com um rosto humano, representado simbolicamente com traços fluídos para assemelhar-se à chuva, ao vento e ao movimento. Assim, expressando a relação de convivência que nós, seres humanos, temos com a natureza. O Capim do Pampa ainda traz um viés territorial por ser nativo das áreas de pampa na América do Sul. A pesquisa de imagem para a identidade visual ainda contou com a consultoria da ecojornalista Eliege Fante, da Rede Campos Sulinos.
O autor da logomarca ainda traz um outro olhar sobre o seu significado. “Diria ainda que está caracterizado ali um alerta, pois a natureza assume sua potência disruptiva, mostrando que pode interromper a dureza da presença humana, quando esta se torna hostil à vida.”
O PET Educom Clima, como um projeto voltado a temáticas ambientais e educativas, baseou sua construção como uma marca que visa o compromisso com a sustentabilidade e a integridade da informação, assim como uma educação transformadora e inclusiva para todos.
