Ir para o conteúdo PET Comunicação Social Ir para o menu PET Comunicação Social Ir para a busca no site PET Comunicação Social Ir para o rodapé PET Comunicação Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Confira: ações de grupos PET da UFSM na crise climática do Rio Grande do Sul



O Programa de Educação Tutorial – Comunicação Social da UFSM realizou um levantamento com as atividades voluntárias realizadas durante a crise climática no RS pelos grupos PET da universidade. Através de um formulário foram identificadas e catalogadas as ações desenvolvidas durante a crise climática que arrasou o Estado em abril e maio deste ano. 

 

PET Odontologia: SOS chuvas

Dois cursos de ortodontia/odontologia se juntaram em parceria com o diretório acadêmico da Universidade Franciscana para arrecadação de valores. A quantia recolhida foi revertida em donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

 

PET Educação física: Arrecadação de materiais escolares

Em parceria com o grupo GEPECiD (grupo de estudos e pesquisas educação em ciências em diálogo) foi realizada uma campanha de arrecadação de materiais escolares para as crianças e adolescentes atingidos na calamidade. O objetivo foi arrecadar materiais escolares para os alunos de Santa Maria e municípios da região mais afetados. Foi gerado um Pix com o email do PET Educação Física para quem desejava doar valores financeiros e também pontos de coleta foram disponibilizados. Aproximadamente 20 escolas de Santa Maria foram contempladas com doações recolhidas pelo grupo.

 

PET Enfermagem: SOS Saúde

A forma que o grupo encontrou de ajudar na catástrofe foi trazendo ênfase para assuntos emergentes de saúde devido às enchentes. Foram realizadas séries de postagens sobre assuntos de saúde que tinham maior risco de desenvolvimento em virtude da situação que o Estado se encontrava. Foram feitas publicações sobre: tétano, doenças gastrointestinais, leptospirose, acidentes com animais peçonhentos e hepatites. Ao final de cada postagem na plataforma “Instagram” o grupo deixava sugestões de como ajudar os atingidos. Além disso, também realizaram uma atividade vinculada ao projeto “Adolescer” na escola EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro, com turmas do sétimo, oitavo e nono ano sobre os seguintes temas: acidentes com animais peçonhentos, tétano, hepatite, dengue, leptospirose, limpeza da água em casa e doenças intestinais. 

 

PET Engenharia Civil

A ação do grupo foi realizada logo na primeira semana das enchentes, dia 3 de maio. O grupo havia recolhido 64kg de alimentos não perecíveis com as inscrições de uma palestra anterior e esses alimentos foram doados ao Banco de Alimentos de Santa Maria. Em seguida, foram destinados às famílias afetadas e também utilizados nas cozinhas comunitárias.

 

PET Agronomia

Os integrantes do grupo contribuíram com doações financeiras através de vaquinhas online, arrecadação de dinheiro e doações a instituições e campanhas.Também doaram materiais de limpeza e de higiene pessoal, kit para recém nascidos, brinquedos e materiais escolares. Auxiliaram com trabalhos em máquinas escavadeira e retroescavadeira para abrir passagens, arrumar estradas e acessar locais de difícil acesso. Atualmente os integrantes do grupo estão participando de projetos de pesquisa e promoção de eventos que visam entender os motivos da enchente, buscar maneiras de recuperar áreas impactadas e estratégias para enfrentar futuros desastres semelhantes.

 

PET Comunicação Social: Arrecadação de rádios e pilhas

Em parceria com a UNISC e UFSM, o grupo auxiliou na divulgação e voluntariado para recolhimento de rádios e pilhas. O objetivo da campanha foi levar informação através do rádio as comunidades afetadas pelas chuvas, devido ao fato de que muitas pessoas estavam sem acesso a internet, energia elétrica e telefonia durante a catástrofe. Foram disponibilizados pontos de entrega na Universidade Federal de Santa Maria e uma chave PIX para doações em dinheiro. 


Notícia produzida pela petiana Kethelyn Rodrigues Radunz 

Notícia publicada pelo petiano Tariell Ramos

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-781-527

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes