Ir para o conteúdo PET Ciências Agrárias Ir para o menu PET Ciências Agrárias Ir para a busca no site PET Ciências Agrárias Ir para o rodapé PET Ciências Agrárias

Diretor do programa de citricultura do fala sobre o panorama do setor no Uruguai

Implantada há décadas, a citricultura no Uruguai, detém um cunho de relevada importância socioeconômica para o país. Segundo Grela o setor é responsável pela geração de um montante de 80 milhões de dólares ao ano, empregando mais 19 mil pessoas. O país apresenta uma área de mais de 21 mil hectares com cultivo de citros, com 479 estabelecimentos agrícolas, distribuídos nas cidades de Salto, Paysandú, Rio Negro, Riveira, San José, Canelones, Montevideo, Colonia e Maldonado.
O setor citrícola destina grande parte da sua produção a frutos de mesa, que de acordo com Grela, tem-se aproximadamente 50% da área implantada com laranjas (em sua grande maioria Valencia e Navel), 35% com tangerinas, 14% com limões e 1% com pomelo.
A abertura do mercado externo possibilitou ao país alavancar a atividade citrícola. As exportações chegam a 315 toneladas e agregam de 1 a 2% do PIB da agropecuária. O destino destas exportações são em sua grande maioria para a Europa e Canadá, que representa 90% do total, o mercado brasileiro e argentino consomem 3% das exportações de frutos frescos.
Todo o processo de desenvolvimento do setor deve-se ao trabalho em conjunto e ao comprometimento com que os produtores, técnicos e o suporte institucional deram a este cadeia citrícola. Segundo Grela, o INIA está inserido neste contexto de desenvolver e aprimorar tecnologias para o setor citrícola, visando o incremento da produção, tem como linhas de pesquisa a seleção de porta-enxertos semi-ananizantes, seleção de varietal, sob o intuito de obter frutos sem sementes, busca por variedades com melhor da qualidade organoléptica, manejo de cultivo, através do uso do raleio químico e uso de fertirrigação, melhoria na qualidade sanitária, mediante controle integrado de pragas e enfermidades e novas tecnologias aplicadas a pós colheita de frutos, buscando alternativas para o uso de fungicidas.

Diretor do Programa Nacional de Investigação em Produção Citrícola do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA) do Uruguai, Carlos Fernando Rivas Grela, coordena os trabalhos da Estação Experimental INIA Salto Grande. Com formação de Engenheiro Agrônomo pela Universidad de la República Uruguay e Doutorado  em Produção Vegetal e Ecossistemas Agroflorestais pela Universidad Politècnica de Valencia, Espanha.

Autor: Juliete Maria Frighetto