Ruídos da comunicação
O ruído físico é de origem externa e se refere aos sons presentes no local onde é realizada a comunicação. Esses sons podem interferir negativamente, dificultando o receptor de ouvir o que está sendo falado ou de se concentrar nas informações.
Você deve escolher o local atentamente para garantir privacidade!
O ruído fisiológico se refere a qualquer questão fisiológica que bloqueie a comunicação. Então, antes de iniciá-la, avalie suas próprias condições e as do receptor, por exemplo: dor de cabeça, dor no corpo, sintomas de alguma doença que interfiram negativamente na comunicação, entre outros.
O ruído psicológico acontece quando o emissor e/ou o receptor se desconcentram da mensagem que está sendo comunicada. Para evitar esse tipo de ruído, você precisa desenvolver habilidades para lidar com seus próprios sentimentos, pois o efeito que a comunicação pode causar em você pode ser uma barreira à continuidade do processo. Você também precisa lidar com a reação emocional do receptor, apoiando-o. Identifique as emoções que podem inibir a capacidade dos familiares ou da criança de processar as informações.
Evite associar o diagnóstico de infecção pelo HIV à possibilidade de morrer, pois pode gerar uma reação de sofrimento, susto ou confusão tanto à família quanto à criança.
Se a possibilidade de morrer surgir como um questionamento, problematize essa questão com a criança e a família. Você pode destacar os benefícios do tratamento antirretroviral, exemplificando os bons prognósticos de outras crianças com o mesmo diagnóstico.
O ruído semântico ocorre quando o receptor ouve algo que possui um significado diferente, o que pode acontecer na comunicação do diagnóstico de infecção pelo HIV, especialmente quando o profissional usa termos muito técnicos.
Comunique-se de maneira clara. Evite terminologias que o familiar ou a criança nunca ouviram, pois podem prejudicar o entendimento. Evite também termos conflitantes e confusos, como o nome da doença, apelidos e sinônimos. Use estratégias como perguntas ou feedback para verificar a compreensão das informações.