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Pré-Revelação – Contexto (b) – Aprontando

Identidade Visual Aprontando

Situações que envolvem o contexto do profissional

Para conhecer a organização da equipe, você precisa reconhecer os profissionais do serviço que estão envolvidos no cuidado à criança. Você poderá propor a organização de uma equipe para a comunicação do diagnóstico de HIV, incluindo outros profissionais do serviço. Indica-se trabalhar de maneira multiprofissional. 

Considere alguns fatores que facilitam a comunicação: possuir especialização na área, tempo de experiência e vínculo com a criança e sua família. Se na sua equipe não há profissionais com essas características, você pode identificar a necessidade de capacitação para que a comunicação da notícia seja confidencial e respeitosa. 

 

É importante identificar a habilidade do profissional de avaliar o preparo da família e da criança para receberem o diagnóstico. É importante verificar também se o profissional envolvido tem uma atitude emocional adequada para lidar com seus próprios sentimentos e com a reação do outro. Busque apoio entre os membros da equipe. 

A comunicação é facilitada quando o objetivo comum da equipe é a garantia de direitos e o bem-estar da criança e da família.

É importante ter habilidades para essa comunicação, como conhecimento técnico e atualizado, competência e atitude, além de experiência profissional. Você poderá propor grupos para acessar as evidências científicas e manter a equipe atualizada. 

 

Manter a equipe atualizada repercute nas habilidades para a comunicação.

Identifique no serviço um local adequado para a comunicação. Esse local deve ser um ambiente silencioso, sem circulação de profissionais ou outros usuários, de modo a garantir conforto, segurança e privacidade para a criança e sua família. Além disso, é necessário proporcionar o tempo necessário para essa conversa.

 

Um local com privacidade contribui para uma comunicação efetiva, pois possibilita condições para que quem está recebendo as informações da infecção pelo HIV tenha tempo de entender o que está sendo dito, questionar o que não entendeu e expressar seus sentimentos.

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