Respostas da criança
As reações da criança dependem da sua maturidade, seu conhecimento sobre HIV e seu estado de saúde. Normalmente, a criança não apresenta sentimentos prolongados de culpa ou raiva em relação aos familiares. Contudo, quando a comunicação é tardia, a criança pode expressar frustração com o adiamento, que por vezes abala sua confiança na família.
É importante que você promova espaços de diálogo, ou consultas compartilhadas entre criança e família, no intuito de fortalecer seus vínculos. Estimule a criança a exteriorizar seus sentimentos e questionar sobre seu diagnóstico de infecção pelo HIV durante as consultas, a buscar conhecimento e a participar no tratamento. Além disso, incentive-a a realizar planos futuros e projetos de vida (faculdade, emprego, constituir família).
É positivo compartilhar experiências de pessoas que vivem com HIV que alcançaram realizações pessoais e profissionais.
A criança deverá ser acompanhada após ter recebido a comunicação de sua infecção pelo HIV. Você poderá conduzir a avaliação pós-comunicação, em dois momentos diferentes:
Para crianças que parecem estar adaptadas ao diagnóstico, o primeiro momento sugerido para avaliação de acompanhamento é em até dois meses após a comunicação. Para crianças que parecem não estar se adaptando bem ao conhecimento de sua infecção pelo HIV, o primeiro momento sugerido é em até duas semanas após a comunicação. Você pode identificar essa dificuldade de adaptação se a criança chora ou fica quieta ao receber a informação. Neste caso, o segundo momento ocorrerá após a constatação de melhor adaptação à situação.
O segundo momento sugerido para a avaliação é após seis meses, quando você revisará a compreensão da criança sobre sua condição de saúde. Você poderá, ainda, explorar quaisquer mudanças que tenham ocorrido para as crianças e seus cuidadores após a comunicação. Retome a discussão do autocuidado de acordo com a maturidade da criança. Para aquelas crianças e familiares negativamente afetados pela comunicação, você precisará discutir estratégias de enfrentamento e fontes de apoio.
Algumas crianças podem precisar de apoio e orientação à medida que se tornarem adolescentes.