MULHER COM DIAGNÓSTICO DE HIV DURANTE A GESTAÇÃO
Um dos objetivos da avaliação inicial de uma pessoa recém-diagnosticada com infecção pelo HIV é estabelecer uma boa relação profissional-usuário. A linguagem acessível e a comunicação centrada na pessoa são fundamentais para o bom entendimento dos aspectos essenciais da infecção pelo HIV, bem como da importância do acompanhamento clínico-laboratorial e da TARV, contribuindo para a adesão ao tratamento e ao seguimento.
Diante do diagnóstico positivo para o HIV em gestantes, o profissional deve estar atento a questões relevantes a serem abordadas no acompanhamento inicial.
Acesse caso a caso para visualizar a conduta a ser seguida diante do resultado dos testes (clique nos casos para ser redirecionado)
As gestantes diagnosticadas com HIV, a partir de qualquer metodologia de testagem, devem ter seu cuidado compartilhado com o pré-natal de alto risco ou com o Serviço de Atenção Especializada (SAE), de acordo com a situação clínica e fluxos de referência e contrarreferência locais, devendo manter o vínculo com a Atenção Primária em um modelo de cuidado compartilhado.