Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia

Bombeie água sem utilizar energia elétrica

carneiro

A disponibilidade de água é um dos fatores mais limitantes na obtenção de altas produções agrícolas. Por vezes, na propriedade existe uma fonte de água, contudo, esta localiza-se em locais distantes da área de real utilização. Desta forma, o agricultor necessita transportar (bombear) a água para o local desejado e por conseguinte, poder aproveitá-la em seus usos rotineiros. Mas, o que poucos tem conhecimento é que existe um sistema capaz de realizar tal processo sem o uso de energia elétrica, conhecido popularmente como “carneiro hidráulico”, que funciona simplesmente pela força da gravidade.

Também chamado de bomba de aríete hidráulico, trata-se basicamente de um aparelho muito simples e de grande utilidade para o fornecimento de água, principalmente em pequenas propriedades rurais, com usos em irrigação e abastecimento para animais, sendo definido como um aparelho de elevação de água com energia própria. Dentre as principais vantagens desse aparelho, vale destacar sua capacidade operacional que pode operar 24 horas por dia em regime permanente de escoamento, além disso, apresenta rendimento com variação entre 50 a 80%, ou seja, tem mais de metade da água escoada elevada, apresentando como pontos altos, os gastos com manutenção desprezíveis e o custo de implantação baixo, tornando-o extremamente viável. Entretanto, existem variáveis que devem ser estudadas para que se torne possível a instalação do carneiro hidráulico, sendo elas a presença de fonte de água com queda superior a um metro, água limpa para que não ocorra o entupimento das tubulações e vazão expressiva.

O carneiro hidráulico pode ser adquirido em lojas especializadas que fornecem o produto, e há a possibilidade de montar o aparelho de forma artesanal, com um custo variável entre R$ 150,00 a R$ 300,00. Os materiais necessários são canos de PVC, podendo ser de 0.5, 1 ou 2 polegadas (varia conforme for a vazão de água), e também, de válvulas de metal comumente utilizadas em poços e encanamentos. Vale lembrar que também será necessário um reservatório (caixa d’agua) no local em que se deseja conduzir a água, além dos demais canos ligando a bomba ao reservatório.

O carneiro hidráulico pode bombear água para uma distância de até 600 metros, e a uma altura que pode atingir 60 metros. Para isso, as recomendações são de atender um desnível mínimo de 5 metros, porém o ideal proposto é um desnível de 18 metros a fim de que a água ganhe mais força e posteriormente tenha maior potencial de deslocamento. Percebendo a utilidade do carneiro hidráulico, o mesmo pode ser de grande valia para melhor eficiência das propriedades e consequentemente otimizar os recursos hídricos presentes.

Texto publicado no Jornal Integração Regional na quinta- feira de 24 a 30 de novembro de 2017. Edição 622. Ed. 919.

Alexandre Arthur Gregoski Kazmirski

Acadêmico do 5º semestre curso de Agronomia