– Simpósios de Atualização em Grandes Culturas: Essa atividade é realizada uma vez a cada ano, nas dependências do Centro de Ciências Rurais da UFSM e a cada edição uma cultura é contemplada, respeitando um ciclo de culturas, sendo elas: soja, milho, cereais de inverno e arroz, respectivamente, onde profissionais atuantes na área abordam diversos temas como fertilidade, manejo de doenças, plantas daninhas e pragas, colheita, entre outros. A realização é durante três dias no turno da noite para que haja maior adesão por parte dos estudantes, produtores e profissionais.
– Curso de Apresentação Oral de Trabalhos Acadêmicos (CAOTA): O curso é ministrado uma vez por ano pelos integrantes do grupo para a comunidade acadêmica, durante três noites, abordando temas que tratam aspectos relacionados à organização da apresentação, bem como da postura frente ao público nas diversas situações em que um acadêmico é submetido durante a graduação. No final do curso os participantes fazem uma apresentação de algum tema escolhido por eles, onde são avaliados mediante sugestões dos integrantes do grupo PET Agronomia.
– Seminários: Essa atividade consiste na apresentação de seminários de diversos temas da área de atuação do (a) Engenheiro Agrônomo, com duração de aproximadamente 30 minutos, pelos bolsistas PET para o grupo e demais interessados, sendo um ou dois a cada mês. Os seminários cumprem uma das propostas do programa, que prepara os membros do grupo para apresentações tanto em sala de aula quanto em situações fora da Universidade, aliado ao objetivo de levar conhecimentos úteis aos demais acadêmicos do Curso.
-Minicursos/Cursos: São ofertados a toda comunidade acadêmica e aos integrantes do grupo PET, minicursos que abordam diversos assuntos que acrescentem e ampliem as habilidades profissional de um (a) Engenheiro Agrônomo como, por exemplo, Regulagem de Colhedora, Programas Estatísticos, Regulagem de pulverizadores, Excel, Negociações e vendas, dentre outros, todos abordando principalmente aspectos práticos do assunto. A função do grupo nesta atividade é organizar o espaço, a infraestrutura e buscar pessoas com competência e experiência na área que possam ministrar esses cursos.
Discussão Temática: Esse espaço de discussão e realizado preferencialmente na segunda semana de cada mês, com um tema de relevância sugerido por dois integrantes do grupo, onde estes enviam por e-mail um tema e cada integrante procura buscar informações que acrescentam pontos para discussão com o grupo, onde cada um expõe seus argumentos e pontos de vista em relação ao referido tema. Esta discussão é realizada em reunião e se estende por aproximadamente uma hora.
– Curso dos Novos: Este curso é ministrado por integrantes mais antigos do grupo para os novos integrantes do PET, a cada nova seleção, com uma carga horária de 4 horas. Em uma breve apresentação são explanados tópicos referentes ao Programa de Educação Tutorial, bem como as atividades desenvolvidas. No final da atividade os participantes fazem sua avaliação e falam de suas perspectivas no grupo.
– Viagem de Estudos: Tendo em vista que durante a graduação permanecemos a maior parte do tempo dentro da sala de aula, as viagens de estudo são uma maneira de aprender com a vivência. Realizar visitas a outros locais nos proporcionará a oportunidade de obter experiências e informações novas, observar realidades diferentes e consequentemente somar ao nosso desenvolvimento acadêmico. Os objetivos são de buscar conhecimento em diversas áreas do curso e/ou conhecer ou ampliar conhecimento sobre sistemas de cultivo. Além disto, é uma oportunidade de entrarmos em contato e firmar parcerias com outras entidades/profissionais e ver a aplicação de certos temas abordados na graduação em práticas de campo. Por fim, estas viagens também são espaços de integração entre o grupo.
– Pesquisa Agronômica: Além da atividade de pesquisa individual, onde os petianos deverão realizar sua iniciação científica dentro de um grupo de pesquisa da instituição, o Grupo PET Agronomia propõe a realização de trabalhos de pesquisa coletiva. Para viabilizar esses trabalhos, o Grupo foi dividido em quatro grupos de interesse, os quais deverão propor e desenvolver uma pesquisa coletiva. Esta atividade vai fortalecer o vínculo entre os petianos e o seu desenvolvimento científico. O Objetivo dessa atividade é inserir integrantes do Grupo PET Agronomia nas atividades de iniciação científica, incentivando-os a buscar o conhecimento nas áreas de fertilidade do solo e nutrição de plantas, fitopatologia, mercados e preços e fisiologia vegetal, de forma integrada com outras áreas do Curso. Desenvolver a interpretação de textos e escrita científica.
– Pesquisa Individual: Cada integrante do grupo, além de desenvolver as atividades em comum, propostas no Programa de Educação Tutorial (PET), desenvolve paralelamente atividades de pesquisa individual em diferentes laboratórios e projetos (Fitotecnia, Defesa Fitossanitária, Biologia, Extensão Rural, Solos e Engenharia Agrícola) em que estão inseridos, essas atividades são de cunho voluntário.
– Pesquisa UFSM Vai à Escola: Durante a atividade de Extensão UFSM Vai à Escola, são aplicados questionários aos alunos das escolas visitadas, esses questionários buscam averiguar o grau de conhecimento dos mesmos ao tratar-se de ensino superior público, principalmente da UFSM, como as maneiras de ingresso, seus direitos e deveres estudantis. Além disso, também procura-se entender as predominantes adversidades que os estudantes têm para ingressar na universidade. Os dados obtidos são tabulados e é feito um resumo que é apresentado para a comunidade, na Jornada Acadêmica Integrada (JAI), por exemplo.
– Pesquisa de interdisciplinariedade no projeto pedagógico do curso de agronomia (PPC): Realizar ações/atividades que permitam inserir no PPC do Curso de Agronomia aspectos interdisciplinares, de forma a tornar o PPC mais dinâmico e coerente com as demandas profissionais atuais. Esta atividade será desenvolvida em parceria com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), Coordenação do Curso de Agronomia da UFSM, Colegiado do Curso de Agronomia, Diretório Acadêmico e Departamentos relacionados ao curso. Seus objetivos são de contribuir para o progresso e construção de uma nova proposta pedagógica para o Curso de Agronomia.
– Pesquisa de Egressos do PET Agronomia: Visa realizar pesquisa sobre a contribuição do PET Agronomia aos seus egressos, de forma a contabilizar a realidade dos egressos do grupo e conhecer a importância da experiência PET na sua vida profissional. Seus objetivos são de conhecer a contribuição do PET Agronomia, durante seus 25 anos de atuação, na formação profissional dos egressos. A realização da atividade se dará por meio de pesquisa de levantamento de dados com os egressos do PET Agronomia da UFSM. Questionários e depoimentos serão coletados de um publico aleatório significativo. Os resultados serão divulgados na forma de seminários e publicações de resumos.
– Projeto Agricultura Urbana Semeando Cidadania: O projeto Agricultura Urbana: semeando cidadania tem o propósito de realizar atividades com viés de Educação Socioambiental que contribuam para a sensibilização dos educandos e educadores de escolas públicas em prol do compromisso social que se tem para com o meio ambiente e a sociedade. Neste sentido, propõem-se atividades com diferentes temas, como por exemplo, o cooperativismo, a produção de produtos orgânicos na escola, o processo de reciclagem e o entendimento sobre solos (urbanos, conservação, etc.). O grupo PET Agronomia compreende que é importante a realização de práticas escolares para a obtenção de informações e conhecimentos que irão contribuir na formação pessoal e profissional de cada um dos agentes envolvidos. Enaltecendo a importância do comprometimento enquanto cidadãos perante o seu próprio futuro, desenvolvendo pequenas, médias e grandes ações colaborativas em prol de um bem comum, a preservação e o cuidado para com os recursos naturais, o cultivo de alimentos orgânicos de forma mais sustentável, a importância da realização da separação dos resíduos secos e orgânicos, dentre tantos outros aspectos.
Tem por Objetivo proporcionar informações e conhecimentos que contribuirão para o processo formativo dos alunos e professores participantes. Promover o entendimento de alguns conceitos, concepções, processos, fenômenos, dentre outros. Estimular o desenvolvimento de habilidades e competências colaborativas, como: planejar em equipe, saber se comunicar eficientemente. Desenvolver espírito de liderança grupal e saber dialogar em grupo. Desenvolver o respeito perante as qualidades e/ou competências individuais e grupais.
– UFSM Vai à Escola: Esta atividade de extensão é realizada pelo Grupo PET Agronomia há 16 anos, onde os integrantes do grupo se deslocam para escolas de ensino médio com o intuito de divulgar a Universidade Federal de Santa Maria, bem como as vantagens do ensino público oferecido na instituição. As escolas atingidas com essa atividade são preferencialmente as que estão localizadas em regiões mais distantes no Estado, em que informações sobre a UFSM são muitas vezes desconhecidas ou pouco detalhadas. Na oportunidade, além da apresentação de toda a estrutura e Cursos que a Universidade dispõe, também são evidenciados os benefícios que a Instituição oferece aos acadêmicos, como moradia estudantil e bolsa de estudos, restaurante universitário, entre outros. O objetivo é oportunizar aos membros do grupo o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades oratórias frente a diferentes realidades, além de divulgar a Universidade e instigar os estudantes a ingressarem no ensino público superior. A atividade visa também à captação das expectativas que os estudantes de ensino médio têm em relação à universidade.
– Circulação: A cidade de Santa Maria, devido a sua importância na região, possui uma grande estrutura de saúde, incluindo grandes hospitais de abrangência regional e que são tratados como hospitais de referência em relação aos serviços prestados. Esses centros de saúde recebem emergências, realizam cirurgias, tratam pessoas com câncer, entre diversos outros, e, desse modo, necessitam de um banco de sangue capaz de atender a todos esses casos. Além de sangue, os pacientes necessitam de plaquetas e também, em alguns casos, de doação de medula óssea. O Circulação consiste em um projeto dos grupos PETs da Universidade Federal de Santa Maria para buscar a conscientização da doação de sangue, plaquetas e medula óssea da comunidade de Santa Maria. O objetivo do projeto é promover a multidisciplinaridade, desenvolver a pró-atividade, criar discussões sobre problema sociais, fomentar a interdisciplinaridade entre os grupos PET, cursos e universidades de Santa Maria, entre outros. Por fim arrecadar doações de sangue, plaquetas e medula óssea da comunidade de Santa Maria.
– Descubra UFSM: O grupo PET Agronomia presta auxilio durante nessa atividade, que é realizada pela universidade todos os anos. Na oportunidade são organizados espaços multidisciplinares de todos os cursos da UFSM, com objetivo de haver uma interação da comunidade universitária com a comunidade externa, em especial com alunos de ensino médio. O grupo participa no espaço destinado ao Curso de Agronomia, apresentando aos visitantes as diversas áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo, assim como as disciplinas e temas abordados durante a graduação. Tem por objetivo divulgar o Curso de Agronomia da UFSM para os visitantes, a fim de esclarecer vários aspectos relativos ao curso e incentivar aqueles que têm interesse a optarem pela área, além de promover a interação dos petianos com o público que prestigiará o evento.
– Publicação de Textos em Jornais: A publicação de textos em jornais é uma atividade de extensão que consistirá na redação quinzenal de textos pelos integrantes do grupo para os jornais de diversos locais do estado do Rio Grande do Sul. Os textos abrangem assuntos diversificados e cotidianos dos produtores e as diferentes atividades agrícolas que caracterizam cada região. Objetivando levar a informação aos leitores sobre alternativas de manejos mais sustentáveis, curiosidades e novidades tecnológicas que possam auxiliar os agricultores na condução de suas propriedades. Para os petianos, a atividade aprimora a escrita e transmite o conhecimento técnico obtido em sala de aula e em leituras complementares, dando uma visão geral sobre os diversos temas que o curso de Agronomia engloba. Visa informar os leitores, aumentar o conhecimento tanto dos membros quanto de produtores, incentivar uma agricultura sustentável, aprimorar a escrita e o aprendizado técnico de cada integrante do grupo PET Agronomia.
– PET Web: Todas as atividades realizadas pelo grupo PET Agronomia serão divulgadas no site e na página do facebook. Conjuntamente será criado um canal no youtube para o grupo, onde também serão postados vídeos afim de divulgar os trabalhos realizados, publicações, eventos, dicas e atualizações sobre o Curso de Agronomia. Neste sentido, o grupo PET Agronomia terá mais um canal de comunicação e divulgação de atividades e informações técnicas para os acadêmicos do Curso de Agronomia. O objetivo é de permitir que os integrantes do grupo PET Agronomia adquiram conhecimento e experiência na criação e manutenção de um canal de vídeos na internet. Qualificar a divulgação de atividades e informações técnicas pelo PET Agronomia. Contribuir para a formação dos acadêmicos do Curso de Agronomia da UFSM.