Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia

Como a cidade vê o agronegócio?

Pesquisa inédita mostra a percepção do campo por moradores de centros urbanos

aereas-lem620.jpg

A maioria dos brasileiros que vivem nas grandes cidades do país conhecem e têm orgulho do trabalho realizado pela cadeia que atua nas empresas rurais. Essa é uma das conclusões obtidas pela pesquisa da Plant Project – Jh/B2f – Bridge Research – intitulada “A percepção do campo na cidade”, divulgada na quarta-feira, 8 de novembro. O estudo buscou identificar de que forma o meio urbano entende, avalia e sente-se conectado ao agronegócio.

Primeiramente, para que se possa entender melhor o estudo é necessário ter clareza no conceito de agronegócio: “Uma soma de operações envolvidas no processamento e distribuição de insumos, operações de produção e armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas seja em grandes ou pequenas propriedades”.

A pesquisa se deu com pessoas de todas as classes sociais e níveis de escolaridade, das principais capitais brasileiras. Muitas apresentam uma percepção positiva do agronegócio, o que abre espaço para criação de estratégias mais diretas de comunicação com o consumidor. A primeira grande questão foi “Qual seria o seu sentimento caso o Brasil, assumisse internacionalmente sua vocação de país do agronegócio?”, a resposta dada foi “orgulho”, em 96% dos 1022 entrevistados, sendo que grande parte desses (86%) já afirmam ter algum conhecimento sobre o segmento.

Na opinião de 61% dos entrevistados a vocação natural em aspectos gerais do país está em voltada a questões de caráter negativo, sobretudo relativos à atual conjuntura e ao momento econômico e político do país (corrupção, má gestão, recessão econômica). Outros 31% ressaltaram aspectos positivos, como a vocação para agricultura, o empreendedorismo comercial, o turismo, abundância de território para cultivo, além de produtividade e exportação. A capacidade produtiva, território propenso, riquezas naturais e a força econômica são os principais fatores citados pelos entrevistados e que afirmam o Brasil como o país do agronegócio.

Sobre a importância do agronegócio, 95% consideram que esse setor é importante ou extremamente importante para o Brasil. De mesmo modo, 91% entende que o agronegócio brasileiro é importante ou extremamente importante para a produção de alimentos do mundo e diante da pergunta “Você concorda que o Brasil é o País do agronegócio?”, 89% dos entrevistados concordaram, sendo que a região norte apresentou 95% de concordância.

Mas afinal, qual a percepção da cidade? O agronegócio como o principal/maior setor da economia brasileira foi apontado por 72% dos entrevistados. “A atividade de produção rural no Brasil gera milhões de empregos”, afirmaram 63%. “Carreiras e profissões ligadas à produção agrícola e à pecuária serão cada vez mais importantes para o país”, apresentou 75% de concordância. “Quando compro um produto, eu associo que é oriundo/proveniente da produção agropecuária” foi afirmado em 55% das respostas, demonstrando que esse deve ser um aspecto a ser destacado e mais divulgado aos consumidores. Aliás, tudo que está na mesa tem origem do agro, incluindo também centenas de outros produtos oriundos do campo.

A agricultura é moderna ou arcaica? Nesse quesito os entrevistados têm uma visão moderna do agronegócio e discordam da afirmação de que o produtor rural vive afastado da tecnologia. “A atividade de produção rural no Brasil é moderna e inovadora” foi afirmada em 64% das respostas. “O Brasil utiliza tecnologia de ponta para aprimorar seus processos de produção rural e o produtor rural brasileiro é uma pessoa atualizada” teve aproximadamente 62% de concordância. Como afirmada na percepção dos entrevistados, a agricultura e a pecuária já fazem um uso intenso de tecnologias, frequentemente surgem novas alternativas e soluções para problemas do campo que envolvem a informática nas cadeias de produção, e os agricultores que não adotam essas ferramentas podem em breve estar fora do cenário produtivo.

Por fim, o estudo perguntou aos entrevistados se eles estariam dispostos a votar em um candidato à Presidência da República que tivesse como proposta estabelecer o Brasil como o país do Agronegócio? 73% responderam que provavelmente ou com certeza votariam nesse candidato. E você votaria? Quais as suas percepções do agronegócio? Você sabia o seu significado?

Texto publicado no Jornal Serrano na quinta- feira de 23 de novembro de 2017. Edição 655. Pg 12.

Diego André Rizzatto

Acadêmico do 8° semestre do curso de Agronomia