Ir para o conteúdo PET Agronomia Ir para o menu PET Agronomia Ir para a busca no site PET Agronomia Ir para o rodapé PET Agronomia

Produção de feno com qualidade e eficiência

Campo De Feno ultrad com br

Feno é um alimento animal obtido a partir da secagem de plantas forrageiras e que pode ser armazenado por vários meses, com seu valor nutritivo conservado. Para a produção, são seguidos três procedimentos: produção da forragem, fenação e armazenamento. No que se refere à produção de forragem, o recomendável é utilizar um bom manejo para a área em que será produzido o feno. Isso envolve desde utilização de áreas mecanizáveis, escolha de gramíneas que possam resultar em uma boa quantidade e qualidade, como por exemplo a cultivar Tifton, que possui colmos finos e uma boa proporção de folha. O adequado preparo do solo, a calagem, a adubação e o controle de plantas invasoras da área são práticas indispensáveis para se obter maior rendimento e de melhor qualidade no produto.

Fenação é o processo que envolve  o momento ideal para a colheita, a secagem rápida e o recolhimento da planta forrageira. O momento de corte varia conforme a forrageira utilizada. Durante a etapa de secagem ou desidratação, o conteúdo de umidade da planta deve ser reduzido de 75 – 80% para menos de 20%, para que a produção de microrganismos (mofo) seja evitada. Uma sugestão para identificar o ponto certo é fechar com força a amostra de feno na mão, se a forrageira quebrar quase que totalmente ou, ao abrir a mão não tiver tendência a voltar à forma inicial, indica que o feno apresenta umidade adequada para ser enfardado. As condições ambientais que favorecem a secagem são dias ensolarados, pouca nebulosidade, baixa umidade relativa do ar, ocorrência de ventos e temperaturas elevadas.

É fundamental realizar o revolvimento do feno, para que assim a secagem ocorra de maneira mais rápida e uniforme.  A ocorrência de chuva é o fator mais prejudicial à produção de feno, pois resulta em maior tempo de permanência da forragem no campo, causando assim prejuízo na qualidade do produto e com maiores riscos de perdas totais. O enfardamento do feno facilita o transporte, o manuseio e ocupa menos espaço no depósito, além de facilitar a sua comercialização. Os fardos de feno podem ser feitos utilizando-se máquinas de alto rendimento ou enfardadeiras simples, construídas a partir de materiais e facilidades já existentes na propriedade. Nesse sistema, a compactação do feno pode ser feita com os pés ou com uma alavanca, e amarrado com uma corda de sisal apropriada.

Por fim, o feno deve ser armazenado preferencialmente em galpões arejados e protegido da umidade, nas formas de fardos ou a granel. Os fardos devem ser dispostos em pilhas sobre estrados de madeira, evitando o contato com o solo. A elevação da temperatura do fardo indica umidade excessiva do feno. Neste caso, se a temperatura atingir mais de 40ºC, as pilhas de feno devem ser desfeitas, para maior arejamento.

Texto publicado no Jornal Serrano de Barros Cassal na quinta – feira, 29 de dezembro de 2016.

Alexandre Arthur G. Kazmirski

Bolsista do Grupo PET Agronomia