A importância do agronegócio para a economia brasileira não é nenhuma novidade. O que muitos não sabem é que com margens pequenas e necessidade de produção em escala a gestão da propriedade agrícola vem exigindo cada vez mais profissionalismo, dessa forma os produtores estão buscando e se adaptando às novas tecnologias para obter melhores resultados. Nesse sentido, a gestão de uma propriedade rural é de extrema importância para que a produção e a lucratividade sigam crescendo juntas e de forma organizada. Os softwares de gestão agrícola fazem parte de um rol de tecnologias que visam auxiliar na administração da propriedade. São ferramentas que permitem ao produtor obter, analisar e armazenar suas informações referentes a toda a cadeia produtiva, insumos, produtividade, custos, entrada e saída de produtos, entre outros.
O destaque é possibilitar que todas as informações da propriedade estejam disponíveis em um smartphone, notebook ou tablet, sendo fácil e prático acessá-las. Esses softwares podem fazer o planejamento e auxiliar na redução de custos, pois com dados mais acessíveis os produtores podem evitar desperdícios e gastos desnecessários. O incremento na qualidade de produção também pode ser alcançado, visto que o produtor tem a opção de acompanhar sua produção desde a escolha da semente até a colheita e armazenagem dos grãos. A efetividade no controle de pragas é facilitada ao programar as aplicações, pois sabendo qual produto aplicar e em que época é possível otimizar os índices técnicos da lavoura. Por fim, é possível armazenar dados sobre produtividade, onde está armazenada a produção, qual o preço, quanto já foi comercializado, o lucro obtido e o custo final.
Todas essas facilidades realmente ajudam muito o produtor, mas requerem uma atualização constante de todos os profissionais envolvidos com a produção e acesso à internet, visto que essa não é uma realidade de todas as propriedades rurais. Cada vez mais os agricultores deverão dominar o mundo digital e termos como análise de dados, banco de dados, segurança digital e privacidade da informação serão cada vez mais comuns na agropecuária.
Portanto, os softwares de gestão têm como principal finalidade ajudar o produtor rural a fazer uma administração boa e eficiente da sua empresa rural visto que isso será o diferencial entre permanecer no negócio de forma saudável ou sair do mercado, por outro lado, vai exigir atualização rápida e constante de todos os profissionais envolvidos nas ciências agrárias.
Autora:
Arícia Ritter Corrêa, acadêmica do 3º semestre de Agronomia e bolsista do grupo PET Agronomia — Universidade Federal de Santa Maria.
ariciaritter@gmail.com
(55) 99677–6692