O Gladíolo, também conhecido como Palma de Santa Rita, é uma flor de corte propagada através de bulbos denominados cormos. A cultura pode ser plantada a céu aberto, tem baixo custo de implantação e rápido retorno financeiro. A parte comercializada é uma haste floral composta por vários floretes com grande disponibilidade de cores no mercado, à exemplo: branco, amarelo, alaranjado, roxo, vermelho, rosa, lilás e verde.
Além de considerarem o gladíolo uma das mais importantes flores de corte do mundo (ela foi destaque na Chelsea Flower Show 2019, a maior feira de Floricultura e Paisagismo na Europa, e que aconteceu de 21 a 25 de maio em Londres), elas são amplamente utilizadas para confecção de vasos e arranjos florais para ornamentação de cerimonias e, também, como planta de jardim. Apesar de ser uma espécie que floresce o ano inteiro, o consumo desta flor de corte é irregular, sendo influenciada por datas festivas e feriados nacionais, como Dia de Finados e Dia das Mães.
O cultivo desta flor consiste numa alternativa de diversificar as atividades na pequena propriedade e agregar renda, especialmente para produtores que já possuem local para comercializar seus produtos como, por exemplo, em feiras onde já realizam a comercialização de outros hortifrutigranjeiros. A produção local de flores encurta a cadeia produtiva possibilitando ofertar o produto a um preço acessível, o que atrai a atenção do público consumidor. Segundo relatos de produtores de gladíolo do município de Cachoeira do Sul, está ocorrendo aumento das vendas na feira da cidade devido à existência deste novo produto que vem chamando a atenção dos consumidores naquele município. Desta forma, a Palma de Santa Rita, pode se tornar uma ótima fonte de renda extra.
O Projeto de Extensão “Flores para Todos”, uma iniciativa das Equipes PhenoGlad da UFSM e de outras instituições no RS, SC e PR e que tem o apoio e Coordenação da Emater/RS-Ascar, é o exemplo que visa popularizar a floricultura, nos diferentes níveis da sociedade, a partir do cultivo de Gladíolo. O PhenoGlad Mobile, desenvolvido pelas equipes citadas, é uma ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo em todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este aplicativo, disponível para download gratuito nos celulares, pode ajudar o agricultor que deseja produzir esta espécie e planejar sua produção em qualquer época do ano.
Se você ficou curioso e quer saber mais sobre esse trabalho de extensão, acesse as redes sociais: facebook/PhenoGlad, instagram@phenoglad, twitter@phenoglad1 e Youtube/PhenoGlad.
Autor:
André Müllich, acadêmico do 1º semestre de Agronomia e bolsista do grupo PET Agronomia — Universidade Federal de Santa Maria.
(55) 99665–0633