Nos dias 17 e 18 de maio, acadêmicos do curso de agronomia e membros do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFSM estiveram em Santana do Livramento desenvolvendo atividades do projeto “UFSM vai à Escola”. Este projeto tem por objetivo principal a divulgação de questões relacionadas ao ingresso no ensino superior na instituição. O público-alvo é o estudante do terceiro ano do ensino médio, embora alunos do primeiro e segundo ano também participem.
O projeto “UFSM vai à Escola” foi criado pelo PET Agronomia em 1998. É realizado uma vez ao ano, antes do prazo final para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nestes 11 anos de projeto, aproximadamente 70 escolas e mais de 17 mil alunos foram atendidos. Todo o trabalho conta com o apoio da coordenação do curso de Agronomia (campus Santa Maria) e da direção do Centro de Ciências Rurais.
Em 2017, seis escolas de Santana do Livramento foram visitadas e aproximadamente mil alunos foram informados sobre o ingresso ao ensino superior na UFSM. Embora muitos alunos já tenham ouvido falar da UFSM, a maioria não tem noção dos diversos benefícios oferecidos pela instituição, os quais podem viabilizar o ingresso de muitos deles na universidade.
Exemplificando a importância do projeto, um dos atuais bolsistas do PET Agronomia, o acadêmico Diego André Rizzatto, interessou-se em ingressar na UFSM graças ao projeto, quando este esteve no município de David Canabarro, em 2013.
Clique e confira em outros sites onde a notícia foi publicada: UFSM CCR
Foto: Membros do PET Agonomia e alunos do ensino médio
Foto: Visita à casa do acadêmico Gabriel Dias