O projeto de ensino “Y Solamente Social: criação artística em tempos de pandemia” é coordenado pelos professores Mônica Borba e Odailso Berté, do curso de Dança – Licenciatura, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, e desenvolvido pelos acadêmicos e bailarinos do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA). A ação se inspira em Frida Kahlo para refletir sobre o isolamento social e criar arte.
A inspiração poética vem de uma reflexão sobre o atual momento de isolamento social, motivado pela pandemia da Covid-19, sobre o livro do sociólogo português Boaventura se Sousa Santos, “A cruel pedagogia do vírus” (2020), e os períodos de isolamento e convalescência que a pintora mexicana Frida Kahlo viveu, nos quais criou muitas de suas obras.
As ações do projeto conectam ensino, pesquisa e extensão, interligando disciplinas do curso de Dança-Licenciatura, a pesquisa sobre educação, corpo, dança, performance e a obra de Frida Kahlo, dos professores Crystian Castro, Mônica Borba e Odailso Berté. É também uma continuidade do trabalho artístico-pedagógico extensionista com os alunos e professores da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Igineo Romeu Koenju, de São Miguel das Missões, através de tecnologias em rede.