Conheça a biografia e a obra de algumas da mulheres que fazem história nos Instrumentos de Metais.
Alison Balsom - Trompetista
Alison Balsom é uma solista de trompete, arranjadora, produtora e educadora musical inglesa. Foi premiada como Artista do Ano no Gramophone Awards de 2013 e ganhou três Classic BRIT Awards e três German Echo Awards , sendo também solista no Last Night of the Proms da BBC em 2009, além de muitos outros prêmios que recebeu. Ela foi a diretora artística do Cheltenham Music 2019 Festival,. Estudou na Guildhall School of Music and Drama onde se formou em 2001, sendo atualmente professora visitante nessa Instituição. Posteriormente estudou na Royal Scottish Academy of Music and Drama, no Conservatório de Paris e com Håkan Hardenberger. Em 2009 e 2011, foi consagrada a ‘Artista Feminina do Ano’ nos Classical BRIT Awards . Lançou seu primeiro álbum com a EMI Classics em 2002. Em 2005, ela lançou seu segundo disco, Bach Works for Trumpet. Seu terceiro álbum, Caprice foi lançado em setembro de 2006.
Tine Thing Helseth - Trompetista
Trompetista norueguesa com especialização em repertório clássico, começou a tocar trompete aos 7 anos de idade em uma banda escolar e estudou no Barratt Due Institute of Music de 2002 a 2009 e na Norwegian Academy of Music de 2009 a 2011. Em 2011, Helseth foi nomeada “Superstar of Tomorrow” pela BBC Music Magazine. Lançou alguns álbuns, em 2012, seu álbum de estreia Storyteller , bem como o álbum de estreia de seu grupo de metais tenThing , chamado 10 , pela EMI Classics.
O seu mais recente CD TINE , uma seleção pessoal de obras originais e transcritas, foi lançado a 12 de março de 2013. Helseth se apresentou com orquestras, incluindo Wiener Symphoniker, Beethoven Academie, Capella Cracoviensis, The Norwegian Chamber Orchestra, entre outros não menos importantes. Além de sua apresentação no Concerto do Prêmio Nobel da Paz.
Abbie Conant - Trombonista
Abbie Conant cresceu no Novo México e frequentou a Universidade do novo México, a Temple University e posteriormente a Juilliard School of Music. Seus professores foram Per Brevig, Branimir Slokar e Christian Lindberg. Conant obteve o diploma de artes da Hochschule für Musik und Tanz Köln, estudando com Branimir Slokov. Foi para a Itália através do “Spoleto Festival Dei due Mondi” e estudou música contemporânea com Vinko Globokar na L’Accademia Chigiana em Siena. Posteriormente, ela se tornou a primeira trombonista da orquestra da Royal Opera de Turin, Itália. Em 1992 Abbie Conant se tornou professora de trombone na Staatliche Hochschule für Musik em Trossingen, Alemanha.