A presente pesquisa aborda a representatividade pictórica de pessoas negras na temática regionalista sul rio-grandense da cultura gaúcha. Pensar a presença, o pertencimento e as ações da população negra no estado do Rio Grande do Sul, pode levar a um estranhamento, devido ao imaginário histórico segregacionista que ofuscou sua importância no Sul do Brasil. A evidência dessas constatações se materializa quando se observa a história da pintura gaúcha, em livros e acervos de instituições como museus, verificando-se a pouca representatividade de figuras pretas nas cenas pictóricas. A presença negra foi silenciada na formação do estado do Rio Grande do Sul e essa tentativa de apagamento se manifesta nas pinturas que representam a cultura gaúcha, onde as presenças pretas frequentemente ocupam um papel secundário ou subalterno. Através de uma pesquisa em Poéticas Visuais, que visa uma investigação prático-teórica alicerçada no processo de criação artística, há possibilidade de reflexão e ressignificação da presença negra nas cenas pictóricas gaúchas. A proposta consiste em elaborar pinturas à óleo em diferentes dimensões, de pessoas pretas como protagonistas de cenas características da cultura gaúcha retratadas com dignidade e não subalternidade, o que poderá contribuir para maior representatividade referente à falta da presença negra na pintura do Rio Grande do Sul, sistematicamente negada e silenciada. Assim, a presente pesquisa resultou em dezesseis obras pictóricas que retratam pessoas pretas em locais que fujam do olhar estereotipado e limitante perceptível nas referidas pinturas históricas e tem como potencial corroborar para a construção de uma nova mentalidade sobre qual seria o local de uma pessoa preta na sociedade brasileira, em especial na sociedade gaúcha, buscando contribuir para a construção do negro como esse “ser gaúcho” pertencente a este lugar e à esta cultura.