A Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, em 2020, comemorou 60 anos de atuação no desenvolvimento nacional em inúmeras áreas do conhecimento, dentre elas a educação, a extensão e a pesquisa no âmbito cultural. Ao reconhecer a relevância dessa ocasião, elaboramos o projeto de exposições online “A universidade em nós: 60 anos de histórias, conflitos e conquistas”, com o propósito de valorizar e divulgar obras e memórias dos artistas visuais que vivenciam ou vivenciaram a trajetória cultural da UFSM, que é permeada por êxitos, adversidades e resistências. Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenação de Cultura e Arte da UFSM, o projeto está sendo desenvolvido desde 2020 e já realizou a sua primeira exposição, com trabalhos de acadêmicos(as) da graduação e pós-graduação do curso de Artes Visuais.
Nesta segunda edição do projeto, convidamos docentes e ex-docentes do departamento de Artes Visuais da UFSM, pois acreditamos que assim como os/as artistas-professores/as protagonizam e modificam a narrativa cultural da universidade, a instituição constantemente constrói e reconstrói as histórias e valores desses indivíduos. Junto às obras expostas estão os relatos das artistas sobre como a UFSM atuou na visão de mundo delas, no campo social, político e cultural, e como isso reflete nas produções artísticas de cada uma.
A exposição é constituída por oito obras, sendo três de ex-docentes e cinco de atuais docentes, ambos do curso de Artes Visuais do Centro de Artes e Letras – CAL da UFSM. As distintas obras e narrativas abordadas, nos mostram que independente do tempo protagonizado junto a instituição, a Universidade Federal de Santa Maria potencializa, problematiza e desafia em diferentes aspectos as experiências, vivências e subjetividades dos seus integrantes.
Elaboração do Projeto e Curadoria da Exposição
Barbara Almeida | Eduarda Teixeira Streck | Flávia Queiroz