“Dentre as performances em vídeo encontráveis no Youtube eu pensei em indicar pelo menos duas: a fantástica interpretação em 1967, que muitos consideram definitiva, da violoncelista britânica Jacqueline du Pré do Concerto para Violoncelo e Orquestra, de Elgar, junto com Daniel Barenboim regendo a Filarmônica de Londres, como também a não menos extraordinária performance do maestro e compositor Leonard Bernstein regendo a Nona Sinfonia de Beethoven na Celebração da queda do muro de Berlim em 1989.
Mas talvez estas duas obras não fossem a melhor resposta para esta proposta em decorrência da situação em que o país se encontra na atualidade. A melancolia da música belíssima de Elgar talvez não se adequasse, embora o otimismo da música de Beethoven pudesse ser um antídoto.
Pensando, então, numa música mais a ver com este momento é que me veio à cabeça uma gravação não de música de concerto, mas de música popular brasileira. Trata-se de um vídeo transmitido em 1985 pela rede Globo, com Chico Buarque interpretando o samba enredo Vai Passar, dele e de Francis Hime. Nesta gravação, destaco a presença do cavaquinho, cujo instrumentista realiza uma grande performance e dá um brilho extra a esta bela obra da nossa MPB.
Assim, espero que, na escuta destes vídeos, possam ser renovadas as esperanças de que o estandarte do sanatório geral vai passar.”
Prof. Dr. Amaro Borges |
Professor de Composição aposentado do Departamento de Música/UFSM
Concerto para Violoncelo e Orquestra
Compositor: Edward Elgar
Obra: Concerto para Violoncelo e Orquestra
Intérprete: Jacqueline du Pré, violoncelo & Orquestra Filarmônica de Londres – Daniel Barenboim, maestro
Nona Sinfonia
Compositor: Ludwig van Beethoven
Obra: Nona Sinfonia
Intérprete: Leonard Bernstein, maestro
Vai Passar
Compositor: Chico Buarque e Francis Hime
Obra: Vai passar
Intérprete: Chico Buarque