Até o final do ano de 2019, o Restaurante Universitário (RU) Campus Sede da UFSM executava o serviço de alimentação por meio da autogestão. A autogestão era responsável pelas aquisições de gêneros alimentícios, material de copa e cozinha, material de limpeza e higienização, contratação de mão-de-obra para a produção e distribuição de refeições, manutenção das máquinas e equipamentos, manutenção predial e demais despesas necessárias para manter o funcionamento dos três Restaurantes Universitários do Campus Sede da UFSM (RU Campus I, RU Campus II e RU Centro).
A partir do Contrato n. 020/2020, o serviço de alimentação do RU Campus Sede passou a ser executado por uma empresa terceirizada (ISM Gomes de Mattos Eireli), sendo que os demais RUs (Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul), desde a sua criação, já iniciaram com os serviços nesta modalidade.
Com a mudança, todo o processo de aquisições e contratações passaram a ser de responsabilidade da empresa terceirizada, em contrapartida, a UFSM paga por refeição servida, registrada em sistema próprio da instituição. O contrato engloba as refeições como: café da manhã, almoço, jantar, kit de distribuição de gêneros alimentícios (in natura) e fornecimento de alimentação pronta (marmitex).
Os valores atuais pagos a empresa terceirizada por refeição servida são as seguintes:
Item | Refeição | Valor unitário |
01 | Café da manhã | R$ 7,74 |
02 | Almoço | R$ 14,03 |
03 | Jantar | R$ 13,93 |
04 | Café da manhã (kit) | R$ 8,86 |
05 | Almoço (Kit) | R$ 12,38 |
06 | Jantar (Kit) | R$ 12,71 |
07 | Marmitex | R$ 15,69 |
Com a terceirização dos serviços de alimentação, a equipe do RU ficou com uma importante e de grande responsabilidade, tarefa: a fiscalização do contrato. O Contrato de alimentação do RU é um dos mais complexos da UFSM, tem nada mais e nada menos do que 356 páginas.
Para uma melhor fiscalização do contrato foi necessário realizar a divisão de responsabilidades por eixos, conforme detalhados abaixo:
Contrato N. 020/2020 – ISM Gomes de Mattos Eireli (CNPJ: 04.228.626/0001-00) Gestor(a): Joeder Campos Soares Gestor(a) substituto(a): Franciele Gonçalves Pereira E-mail: direcao.ru@ufsm.br Início das atividades: 21/02/2022 Valor atualizado do contrato (parte RU): R$ 27.042.680,00 |
||
Eixo |
Fiscais |
|
Administrativo e Financeiro |
Mateus da Silva Favero Thiago Medeiros |
fiscal-adm.ru@ufsm.br |
Alimentação e Nutrição |
Ana Paula Haas Kretzmann Chaiane Martins Rodrigues Susana Berleze de Pelegrini Tiane Tambara Simões |
RU Campus I: ru.nutricampus1@ufsm.br RU Campus II: ru.nutricampus2@ufsm.br |
Manutenção e Patrimônio |
Alex Itauba Bitencourt Marcos Aimore Machado Fagundes Rodrigo Machado Cavalheiro Rogério Cesar Hopf |
fiscal.manutencao.ru@ufsm.br |
Devido a pandemia do Covid-19 e reformas que foram necessárias para melhorar as estruturas físicas dos Restaurantes Universitários – Campus Sede, o contrato iniciou, de fato, no dia 21 de fevereiro de 2022, com o fornecimento de marmitex para os alunos com benefícios socioeconômicos (BSE) residentes nas Casas de Estudantes (CEUs) da UFSM.
E, em 11 de abril de 2022, retomou o atendimento integral a toda a comunidade acadêmica, servindo café da manhã, almoço e jantar.
Para ler o contrato na íntegra Clique aqui