Ir para o conteúdo Restaurante Universitário Ir para o menu Restaurante Universitário Ir para a busca no site Restaurante Universitário Ir para o rodapé Restaurante Universitário
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos

O Colégio Politécnico desenvolve sob coordenação do Profº Maurício Vicente Motta Tratsch o projeto de ensino de Compostagem de resíduos orgânicos e produção de fertilizante. Desde o mês de agosto de 2022, o Restaurante Universitário participa do projeto fornecendo resíduos da área de ´p´ré-preparo de alimentos que servem de matéria prima para a produção dos fertilizantes.

O projeto tem o objetivo de tratar os resíduos orgânicos gerados nos setores produtivos do Colégio Politécnico, assim como, as sobras e restos de alimentos gerados nos restaurantes do campus da UFSM, e desta forma, possibilitar aos alunos e comunidade em geral o acesso a práticas sustentáveis de ciclagem de nutrientes e tratamento de resíduos.

Clique AQUI para maiores detalhes no Portal de Projetos da UFSM.

O Departamento de Tecnologia e Ciência de Alimentos, juntamente com o Restaurante Universitário desenvolvem o projeto para a utilização de cascas de laranja como aditivo na impressão 3D de chocolate branco. 

As cascas de laranja são fonte potencial de compostos bioativos que trazem benefícios a saúde humana, como carotenoides, compostos fenólicos, fibras, entre outros. Sua utilização na preparação de alimentos pode ser importante para agregar maior valor nutricional e funcional. Para chocolates brancos, a adição de cascas de laranja permite a alteração de aspectos sensoriais, como aroma e cor, além de alterar as propriedades físicas como seu derretimento e solidificação. Desta forma, no presente projeto as cascas de laranja serão empregadas como aditivos para impressão 3D de chocolates com dupla função: melhorar as características sensoriais e nutricionais, assim como a performance de impressão. Para tanto, a secagem das cascas de laranja será efetuada com micro-ondas, de forma a eliminar a contaminação microbiana. Espera-se que a adição das cascas de laranja no chocolate branco melhore a impressão 3D, aumente as características nutricionais e o sabor do chocolate branco.

A participação do Restaurante Universitário consiste no fornecimento de matéria prima, ou seja, os resíduos de casca de laranja para uso como aditivo.

Clique AQUI para maiores detalhes no Portal de Projetos da UFSM.

projeto representa os estudos na linha de pesquisa ampla da coordenadora, para o processamento de materiais diversos, de relevância industrial, alimentícia e ambiental, com o propósito de aproveitamento, obtenção de produtos específicos e melhoria de etapas, com uso de estratégias de intensificação. Dentre estas estratégias, mencionam-se processamento com ultrassom, micro-ondas e/ou ultravioleta, em sistemas em batelada e em fluxo.

O Restaurante Universitário participa do projeto fornecendo aparas residuais de vegetais, que são utilizados como matéria prima para o desenvolvimento dos experimentos.

Clique AQUI, ou consulte o número 060202 no Portal de Projetos da UFSM para mais obter detalhes sobre este estudo.

Este estudo tem como objetivo principal avaliar o nível de satisfação dos usuários dos Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nos atributos sensoriais/qualitativos (sabor, textura, temperatura, entre outros), quantitativos (nutrientes, tamanho das porções, entre outros) e higiênico-sanitários. Para avaliar o nível de satisfação dos usuários dos RUs será realizada a aplicação de uma ferramenta avaliativa, com o intuito de se ter um feedback dos serviços oferecidos. Os participantes da pesquisa terão acesso a pesquisa por meio do aplicativo UFSM Digital e/ou Portal de Formulários da UFSM. Assim, a partir dos dados gerados, será traçado um plano de ação visando o aperfeiçoamento dos processos envolvidos na produção das refeições e, consequentemente, o aprimoramento do serviço oferecido à comunidade universitária.

Clique AQUI, ou consulte o número 056505 no Portal de Projetos da UFSM para mais obter detalhes sobre este estudo.

OBS: É possível acompanhar os resultados preliminares da pesquisa de satisfação clicando AQUI.

Os Restaurantes Universitários (RUs), por serem locais muito movimentados, especialmente durante o horário de almoço, são locais onde filas muito longas e demoradas podem ser verificadas, o que para além de ser um problema pode ser um indicador de possíveis gargalos no sistema produtivo. Gargalos podem impactar negativamente a eficiência produtiva de RUs, o que também pode gerar perdas de diversos recursos.

Para que a relação entre os gargalos e a eficiência produtiva seja compreendida e analisada, será usada uma abordagem de simulação de eventos discretos, onde serão coletados dados quantitativos e qualitativos para a elaboração de um modelo conceitual do estado atual do sistema produtivo, que será posteriormente simulado e validado. Assim, o impacto de gargalos será analisado com indicadores de eficiência.

Clique AQUI, ou consulte o número 060926 no Portal de Projetos da UFSM para mais obter detalhes sobre este estudo.