Retorna ao ar na próxima segunda-feira (15) o programa de divulgação cultural Fazendo Arte, que é transmitido de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, na rádio UniFM 107.9, emissora pública da UFSM. A produtora e apresentadora Rejane Miranda, titular do programa, se licenciou nos últimos dois anos para cursar o Mestrado em Patrimônio Cultural na UFSM, onde pesquisou o acervo de vinis da Rádio Universidade. A investigação resultou no radiodocumentário “Acervo Censurado”, produção que apresenta cinco episódios de cerca de 30 minutos cada um, destacando os artistas, músicas e discos mais censurados durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). O documentário está disponível aqui.
A agenda para a semana de retorno do programa é a seguinte:
Segunda-feira (15) – Entrevista com a secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro, que fala, entre outros temas, sobre a restauração da Casa de Cultura e a programação da Feira do Livro de Santa Maria.
Terça-feira (16) – Entrevista com o servidor Rafael Happke, que integra a equipe da Coordenadoria de Cultura e Arte da UFSM e é responsável pelo acervo artístico da instituição. Ele fala sobre o espaço imersivo Caverna, que propõe uma experiência que une ensino e imersão multissensorial.
Quarta-feira (17) – Integrantes da Banda Daseroma divulgam o show com canções românticas de Tim Maia. E Os professores Rosemar de Fátima Véstena e Thais Scottti do Canto-Dorow, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, e o professor Marcos Daniel Zancan, coordenador do projeto de extensão “História, língua e cultura de imigração italiana na Quarta Colônia”, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, falam sobre o lançamento do livro intitulado “A Bela Polenta: por que é tão especial?”. O livro é bilíngue, em língua portuguesa e vêneta.
Quinta-feira (18) – O professor Gilvan Dockhorn, idealizador do projeto de extensão Cineclube da Boca, fala sobre a doação de um acervo fílmico com mais de dois mil volumes, feita pelo festival Santa Maria Vídeo e Cinema ao Acervo Artístico da universidade para compor a coleção da Filmoteca da UFSM.
Sexta-feira (19) – Entrevista com a diretora do Theatro Treze de Maio, Ruth Pereyron, que divulga a programação do espaço para os próximos meses.