O Memória Brasil, destaca neste mês de maio uma série dedicada exclusivamente à discografia da banda Raça Negra.
No repertório do primeiro programa, neste domingo, 03/05, tocam entre outras, as canções Volte Amanhã, de Gabú; Dou a Vida por um Beijo, de Antônio Luis, Cecílio Nena e Lalo Prado; Cheia de Manias, de Luiz Carlos; Você não Sabe de Mim, de Luiz Carlos e Elias Muniz; e Deus me Livre, de Alexandra, Darci Rossi e Serginho Solda.
O Raça Negra se formou no ano de 1983, na cidade de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Considerado um dos pioneiros do pagode romântico, o grupo começou como um trio. Liderado pelo vocalista Luiz Carlos, já com sete integrantes, gravou e lançou seu primeiro disco em 1991. Por muitos anos, especialmente na década de noventa, o Raça Negra emplacou um sucesso atrás do outro, liderando as paradas populares por todo o país.
A banda, atualmente, é formada por Luiz Carlos da Silva, vocal principal, violão e pandeiro; João Roberto da Silva, o Fininho, bateria; Fernando Alves de Lima, o Monstrinho, tantan; Fábio Cesário Cocolette, o Fabinho, vocal, pandeiro e violão; Marcos França, saxofone; e Antônio Fernandes Leite, o Fena, surdo. Juliana Bandeira, filha do Luiz Carlos também faz parte do grupo, atuando como backing vocal, ao lado de Gina Garcia e Alessandra Regina. Rafael Bandeira, outro filho de Luiz Carlos, também costuma participar dos shows da banda.
O Raça Negra, em mais de três décadas de carreira, reúne uma discografia com dezoito álbuns de estúdio, começando com o Raça Negra de 1991; sete discos ao vivo, iniciando com o Raça Negra ao Vivo de 1996; e cinco DVDs ao vivo, lançado nos anos de 2005, 2007, 2008, 2009 e 2012. Este último chamado de Raça Negra & Amigos, contou com as participações especiais de Alexandre Pires, Juliana Diniz, Belo, Amado Batista, Michel Teló, Léo Magalhães, Bruno Cardoso, de do Sorriso Maroto e os filhos do vocalista Luiz Carlos, Juliana Bandeira e Raffa.
O Memória Brasil vai ao ar todo domingo pela Rádio Universidade, na faixa das 18h00 às 19h00. A pesquisa, produção, apresentação e edição é de Milton Oliveira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM ou aqui no site via web.