O Memória Brasil deste domingo, 28/12, destaca a discografia do grupo Raça Negra. É oportunidade para ouvirmos sucessos como Gostoso Sentimento, Não Posso Acreditar, Deixa de Banca, Faz Tempo, É Tarde Demais, Preciso Desse Amor, Pedindo a sua Volta e muitos outros.
O Raça Negra se formou no ano de 1983, na cidade de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Considerado um dos pioneiros do pagode romântico, o grupo começou como um trio. Liderado pelo vocalista Luiz Carlos, já com sete integrantes, gravou e lançou seu primeiro disco em 1991. Por muitos anos, especialmente na década de noventa, o Raça Negra emplacou um sucesso atrás do outro, liderando as paradas populares por todo o país.
A banda, atualmente, é formada por Luiz Carlos da Silva, vocal principal, violão e pandeiro; João Roberto da Silva, o Fininho, bateria; Fernando Alves de Lima, o Monstrinho, tantan; Fábio Cesário Cocolette, o Fabinho, vocal, pandeiro e violão; Marcos França, saxofone; e Antônio Fernandes Leite, o Fena, surdo. Juliana Bandeira, filha do Luiz Carlos também faz parte do grupo, atuando como backing vocal, ao lado de Gina Garcia e Alessandra Regina. Rafael Bandeira, outro filho de Luiz Carlos, também costuma participar dos shows da banda.
O Raça Negra, em mais de três décadas de carreira, reúne uma discografia com dezoito álbuns de estúdio, começando com o Raça Negra de 1991; sete discos ao vivo, iniciando com o Raça Negra ao Vivo de 1996; e cinco DVDs ao vivo, lançado nos anos de 2005, 2007, 2008, 2009 e 2012. Este último chamado de Raça Negra & Amigos, contou com as participações especiais de Alexandre Pires, Juliana Diniz, Belo, Amado Batista, Michel Teló, Léo Magalhães, Bruno Cardoso, de do Sorriso Marotoe os filhos do vocalista Luiz Carlos, Juliana Bandeira e Raffa.
O Memória Brasil vai ao ar todo domingo pela Rádio Universidade, na faixa das 18h00 às 19h00. A pesquisa, produção, apresentação e edição é de Milton Oliveira. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no site via web.