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[GRITOS DO SILÊNCIO] Democratização e justiça social: a atuação dos cursinhos populares no Vestibular da UFSM

Coletivo de Educação Práxis e Pré-Universitário Popular Alternativa são agentes da luta pela democratização do ensino público e de qualidade em Santa Maria



 

O Coletivo de Educação Práxis e o Pré-Universitário Popular Alternativa são dois dos maiores programas de extensão da Universidade Federal de Santa Maria. Com sede no Complexo Multicultural Antiga Reitoria da Universidade, ambas as iniciativas atuam como cursinhos populares que atendem dezenas de estudantes todos os anos de forma gratuita. O objetivo é auxiliar esses alunos na busca pela aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais vestibulares. 

Como forma de resistência à hegemonia dos cursos preparatórios particulares no acesso à UFSM, esses programas nasceram no final dos anos 90 pelas mãos do corpo estudantil, estudantes do Centro de Ciências Rurais e do curso de História. Sua missão é promover a educação popular por meio de um método que interliga a realidade social dos estudantes com os conteúdos das provas.

O professor de Química e membro coordenador do Práxis, Rafael Ita, conta que a metodologia de ensino do cursinho é contextualizar o porquê daquele conteúdo estar sendo estudado. “Nós mostramos como a aplicação dele na vida do estudante tem importância a nível coletivo, mostramos como aquele objeto de estudo se aplica na vida cotidiana”, explica.

O método é aprovado pela educanda Ana Amaral, que, antes de ingressar no Práxis, estudava sozinha. “É bem diferente da educação tradicional em que eles só nos jogam o conteúdo, sem ter uma aula mais prática sobre ele. Me sinto mais preparada para enfrentar isso”, relata.

Segundo a educadora e integrante da coordenação do Alternativa, Vitória Carolini, cerca de 23% dos estudantes do cursinho demonstraram interesse no Vestibular da UFSM em 2024. Uma vez que o foco do programa é o ENEM, houve adaptação na forma de ensino, os gêneros textuais da redação do vestibular, artigo de opinião e carta aberta, tiveram que receber mais atenção dos educadores, por exemplo.

Além disso, Vitória define a educação popular como uma chave para a transformação social. Para ela, essa prática tem o poder de “democratizar o acesso à universidade ao proporcionar formação de qualidade àqueles que não a encontram na educação tradicional”.

Os cursinhos populares são alguns dos maiores agentes na luta pela democratização do acesso ao ensino público e de qualidade em Santa Maria. Com o poder da ligação entre educação e realidade social, os educadores agem com o objetivo de dar chance a quem já entra nos processos seletivos em desvantagem. Sendo, assim, agentes contribuintes para a promoção da justiça social e democratização do ensino superior. 

Ambos os cursinhos atendem no período noturno no Prédio da Antiga Reitoria, localizado na rua Floriano Peixoto, 1184, Centro de Santa Maria. Há seleção de novos educadores e estudantes todos os anos. Interessados devem ficar atentos às redes sociais dos programas: @pup.alter e @praxispopular.

 

União sinistra: cursinhos realizam aula pública 

No dia 5 de janeiro, Práxis e Alternativa se uniram para realizar a “União Sinistra”, um aulão público na Praça Saldanha Marinho sobre a redação do vestibular da UFSM. O evento, ministrado pelas educadoras Vitórias Carolini e Laura Stalin, durou 3 horas e contou com discussões sobre os gêneros textuais do vestibular, artigo de opinião e carta aberta, critérios de avaliação. Atrações culturais também marcaram o encontro.

Práxis lança o “Vestibular Comentado”

No último dia de provas do Vestibular de Verão 2025 da UFSM (12), o Coletivo de Educação Práxis lançou o “Vestibular Comentado”, um documento de 146 páginas que pontua problemáticas sobre questões e temas das provas do vestibular de 2024. O conteúdo também abordou o retorno da forma de ingresso na UFSM, as privatizações que afetaram a vida dos estudantes e as polêmicas em torno dos restaurantes universitários. O link de acesso ao documento está disponível na biografia do perfil do Práxis no Instagram. 

Atrações culturais do aulão

Thomas Machado

Repórter do Gritos do Silêncio, estudante de Jornalismo pela UFSM.
Contato: thomas.souza@acad.ufsm.br

 

Fotos: João Gabriel Monteiro

Revisão: Isadora Bortolotto, repórter do Gritos do Silêncio, estudante de Jornalismo pela UFSM. 

Contato: isadora.bortolotto@acad.ufsm.br

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