Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios

Divulga Extensão aproximando a UFSM da comunidade

Divulga Extensão

A partir desta segunda, 23/09, as rádios públicas da UFSM iniciam a veiculação da série Divulga Extensão, produzida pelos acadêmicos de Jornalismo do CESNORS Campus Frederico Westphalen. A atividade radiofônica está inserida no projeto de extensão Divulgação e Promoção da Extensão Universitária na UFSM FW (Divulga Extensão).

A série de programas Divulga Extensão vai ser divulgada nas rádios da instituição conforme grade abaixo.

Universidade AM, na segunda hora do Estação 800 (programa de Rodrigo Santiago), toda segunda-feira (nas datas de 23/09, 30/09, 07/10, 14/10, 21/10, 28/10, 04/11 e 11/11);

Uni FM, em No Ritmo da Notícia (programa de Ciro Oliveira), toda terça-feira (nas datas de 24/09, 01/10, 08/10, 15/10, 22/10, 29/10, 05/11 e 12/11); e

Uni FM, com reprise automática na AM, no Campus da Gente (programa de Roberto Montagner), toda quinta-feira feira (nas datas de 26/09, 03/10, 10/10, 17/10, 24/10, 31/10, 07/11 e 14/11).

O projeto Divulgação e Promoção da Extensão Universitária na UFSM FW visa desenvolver estratégias comunicacionais para a promoção e divulgação das ações de extensão da UFSM, campus Frederico Westphalen. São contemplados 18 projetos de extensão, através de práticas de assessoria de comunicação e de comunicação institucional. Dentre estas práticas estão os programas de rádio, com veiculação nas emissoras da UFSM e nas Rádios Comunitárias do norte e noroeste do estado.

De modo geral, os conteúdos comunicacionais do projeto extensionista potencializam o argumento da uma universidade que vai além da formação profissional dos acadêmicos e que contribui para o desenvolvimento de toda a comunidade regional. Especificamente o conteúdo radiofônico enfatiza a relação pedagógica entre docentes e discentes com a comunidade através de práticas de extensão, as quais evidenciam este caráter amplo do processo de ensino, aprendizagem e comunidade local.

Outro motivo deste projeto se deve a insuficiência ou ausência de práticas de assessoria de comunicação para a divulgação e promoção das ações de extensão, sobretudo quando se pensa esta visibilidade para o público externo. A partir do diálogo com os docentes coordenadores dos projetos de extensão do campus Frederico Westphalen, percebeu-se a ausência de assessoria mais específica, que observasse as características e potenciais de cada projeto.

As atividades de assessoria de comunicação acontecem em diversas linguagens, como a cobertura fotográfica, produção de conteúdos para mídias digitais e o planejamento e execução de eventos. Já sobre a comunicação institucional, circula em torno de quatro atividades centrais: matérias quinzenais sobre os projetos para o Núcleo de Divulgação Institucional (NDI); produção de reportagens audiovisuais em parceria com a Agência da Hora para a TV Campus; elaboração de programas de rádio com veiculação nas emissoras da UFSM e nas rádios comunitárias da região norte e noroeste do Estado e a organização de uma exposição fotográfica com os projetos FIEX 2019, dentro e fora dos espaços da universidade.

As ações de comunicação institucional, principalmente os programas de rádio, buscam a aproximação com o público através do tema ou temática pertinente ao projeto de extensão em foco como: a produção orgânica, o contar histórias, as palavras e suas contribuições para a nossa comunicação interpessoal, a busca por um novo lar, etc. Todos esses temas são associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 17 metas globais estabelecidas na Assembleia Geral das Nações Unidas, aceitas e praticadas na maioria dos países, que aparecem ao longo do programa como curiosidades sobre cada projeto.

Assim, a partir do antigo hábito de ouvir rádio, meio de comunicação ainda muito utilizado no interior, busca-se a sensibilização e identificação das pessoas com a Universidade Federal, afinal somos complemento um do outro, somos parte e fruto da busca da sociedade por desenvolvimento. Extensão é a Universidade Federal perto de você e para o seu desenvolvimento.

Com informações de Catarina Bertoldo, extensionista do projeto Divulga Extensão