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Sessões Virtuais

  • COMO FUNCIONAM AS SESSÕES VIRTUAIS?

As sessões virtuais surgiram no Planetário da UFSM com o objetivo de serem mais uma ferramenta de divulgação científica e apresentação dos assuntos da Astronomia ao público, eliminando a distância do apresentador para com os ouvintes, para atingir ainda mais pessoas.

Assim, as sessões virtuais, disponíveis para turmas de todo o Brasil de forma gratuita, são realizadas via Google Meet, com um limite de 50 pessoas por sala, conectando o apresentador e os espectadores não importando onde estejam, precisando apenas de uma conexão à internet.

  • COMO AGENDAR?

O agendamento das sessões virtuais é feito da mesma forma que o das sessões presenciais, através do envio dos dados do formulário (disponível na aba “Agendamento“)  por e-mail, para o endereço planetario.agendamento@gmail.com.

Os horários para agendamento são os mesmos das sessões presenciais (também informado na aba “Agendamento”), com a limitação de 2 sessões por turno.

  • QUAIS SÃO AS SESSÕES DISPONÍVEIS?

Atualmente, o Planetário da UFSM disponibiliza seis sessões virtuais para agendamento do público, com duração de aproximadamente 1 hora cada. As sinopses das mesmas e  classificação indicativa são descritas abaixo. 

  1. STELLARIUM: SIMULAÇÃO DO CÉU EM TEMPO REAL

    Sinopse: A sessão consiste em simular o céu local em tempo real, utilizando o software Stellarium, durante um período de aproximadamente 24h, a partir de alterações na “janela de data e hora” da plataforma. É iniciada apresentando o Stellarium, abordando temas como nascer e pôr-do-sol, que podem ser utilizadas para descrever os movimentos de rotação da Terra, bem como os pontos cardeais. É explicada a razão pela qual o céu terrestre é azul, e há definição do Sol como uma estrela – um corpo celeste no centro do Sistema Solar, capaz de gerar sua própria luz, e iluminar e aquecer o sistema; em associação com os slides, são demonstrados vídeos que comparam os tamanhos de estrelas conhecidas em nosso Universo. Conforme o dia avança dentro da plataforma, é explicada a razão pela qual estrelas que não são o Sol não aparecem durante o dia e à tarde; dúvidas como “o que são constelações?” e “quantas constelações oficiais (pela União Astronômica Internacional) existem?” devem ser sanadas. É extremamente visual e ajuda na identificação de corpos celestes, como planetas e estrelas que podem ser vistas diariamente no céu noturno.

    Recomendação: Livre

  2. DO BIG BANG AO SISTEMA SOLAR

    Sinopse: Nesta sessão, vemos qual a principal teoria sobre o surgimento do universo, o Big-Bang, de onde partimos para entender o que é uma galáxia, qual a nossa galáxia e chegando, por fim, no Sistema Solar, onde aprendemos do que o Sol, assim como todas as estrelas, é feito, e passeamos de forma individual por todos os planetas. Por fim, comparamos alguns tamanhos dos astros vistos na sessão e conhecemos alguns dos demais corpos do Sistema Solar.

    Recomendação: Livre

  3. HISTÓRIA DA ASTRONOMIA E INSTRUMENTOS OBSERVACIONAIS

    Sinopse: A sessão consiste em uma apresentação geral sobre a história da astronomia desde os primórdios. Inicia-se com uma visão geral dessa ciência, quando utilizada por povos pré-históricos: em geral, de maneira mítica, e em forma de pinturas rupestres. Mostra a importância da astronomia para a humanidade, principalmente no que diz respeito à previsão de bons períodos para plantação e colheita, cheia ou seca. É feita uma relação dos signos do Zodíaco com a mitologia (uma possibilidade é pedir interação com o público e contar um pouco da história mitológica de alguns signos específicos, apresentando sua parte verídica). O prosseguimento se dá com o desenvolvimento da astronomia, mostrando correntes como o geocentrismo e a evolução rumo ao heliocentrismo, que foi adaptado para o que se conhece atualmente quanto à relação do Sistema Solar entre si, bem como deste com a Galáxia, e assim sucessivamente. Esse desenvolvimento é facilitado pelo desenvolvimento de instrumentos astronômicos, que são apresentados: o relógio do Sol, o astrolábio, o sextante e o telescópio. Apresentado o telescópio, são indicadas as mais importantes descobertas de Galileu Galilei com esse instrumento e, posteriormente, os novos telescópios que foram sido desenvolvidos, além de seu funcionamento (focos nos telescópios refrator e refletor). O telescópio Hubble é apresentado e destrinchado após explicação do problema de visualização causado tanto pela atmosfera quanto pela aberração cromática. Para a finalização, descreve-se o que é um ano-luz.

    Recomendação: a partir de 12 anos de idade

  4. DO PONTO DE VISTA DA TERRA

    Sinopse: Nesta sessão, partimos da concepção do sistema solar, para dar Ênfase nos movimentos de rotação e translaçã0 do nosso planeta e de seu satélite natural, a lua. Além dos movimentos individuais de cada astro, é feita a análise do sistema terra-lua-sol, falando sobre os eclipses lunares e solares, fenômenos de maré, as fases da lua e as estações do ano. Esta é uma sessão muito interessante e com conceitos que normalmente são vistos na escola, o que a torna uma ótima escolha para a revisão ou até mesmo introdução ao conteúdo.

    Recomendação: a partir de 10 anos de idade

  5. ASTRONOMIA MODERNA

    Sinopse: É aqui onde vemos o que a astronomia estuda atualmente. Partindo da teoria do Big-Bang, que é a teoria mais aceita sobre o surgimento do universo, veremos os tipos de galáxias que existem, como as estrelas nascem, como elas emitem luz e calor, e para onde vão, ou melhor, o que elas viram quando morrem. Curiosidades sobre corpos como as Estrelas de Nêutrons, Buracos Negros entre outras coisas, além de entendermos alguns métodos utilizados pela astronomia para estudar tais corpos.

    Recomendação: a partir de 14 anos de idade

  6. EXPLORAÇÃO ESPACIAL 

    Sinopse: A sessão consiste em apresentar um pouco sobre a vontade dos seres humanos de desvendar os segredos no universo, bem como de viajar para os astros observados no céu e como isso influenciou nas principais missões espaciais da história humana. Estas também são vistas de forma mais detalhada na sessão, principalmente dentro do contexto da corrida espacial e como tais missões impactaram naquilo que se sabe sobre o espaço e o legado científico e tecnológico deixado para a humanidade. Também vemos sobre o que está acontecendo no presente em relação à astronáutica, no sentido de satélites, naves e veículos lançadores que estão em operação, as empresas e agências espaciais envolvidas e as principais missões futuras e seus possíveis impactos para a contribuição científica.

    Recomendação: a partir de 14 anos de idade