Período de execução: setembro de 2017 a setembro de 2022
As ações de preservação da memória da orquestra não foram descontinuadas após encerrado o projeto
Contato: memoria.sinfonicasm@ufsm.br
O projeto de extensão “Projeto Orquestrando Arquivos Musicais na UFSM: História e Memória da Orquestra Sinfônica de Santa Maria”, registro PROPLAN n. 048056 realizou suas atividades entre setembro de 2017 e setembro de 2022 sob coordenação do Departamento de Arquivo Geral UFSM. As ações do projeto iniciaram por solicitação do professor Marco Antonio Penna, maestro da orquestra.
Durante o período compreendido, visou-se a preservação e divulgação do acervo de mais de 50 anos de concertos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria bem como proporcionar acesso a pesquisadores e outros interessados na temática musical da segunda orquestra sinfônica a ser criada no Rio Grande do Sul, a única orquestra sinfônica acadêmico-universitária do sul do Brasil e uma das mais antigas do gênero no Brasil.
Para otimizar a reorganização do arquivo musical da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, em setembro de 2017 foi realizada uma visita técnica ao Centro de Documentação Musical Maestro Eleazar de Carvalho da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Participaram da visita: Marco Antônio de Almeida Penna, então maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Maria; Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM; Marcos Machado Paulo, acadêmico de Arquivologia da UFSM e bolsista da Orquestra e Aline Lucas Guterres, estudante do Curso de Bacharelado em Música da UFSM.
Arquivo Fotográfico
Atualmente (abr. 2024) há mais de 6300 fotografias publicadas no Fonte UFSM, as quais compreendem os concertos realizados pela orquestra entre 1998 e 2023. Destas, 62 são fotografias positivas (analógicas) produzidas de 1998 a 2003 e foram digitalizadas. Um índice cronológico do arquivo fotográfico da orquestra foi produzido para facilitar a pesquisa.
O maior ganho das ações do projeto com certeza foi a gestão do acervo fotográfico da OSSM. Foi produzido um tutorial para transferência de fotografias para integrar esta ação às atividades da comunicação da orquestra, otimizando assim este acervo. As imagens foram ordenadas cronologicamente, selecionadas, classificadas, e descritas, indexadas e publicadas no repositório institucional Fonte.
Em 2023, a indexação dos músicos nas imagens foi otimizada, sendo que a média de pessoas indexadas por foto aumentou para aproximadamente 35. Desta forma, os músicos podem usar como “portfólio” suas fotografias de participação em concertos da OSSM pesquisando pelo seu nome no campo registro de autoridade do FONTE UFSM.
Programas de Concertos da Orquestra
Os programas dos concertos executados pela orquestra são considerados “o coração da orquestra”. Os dossiês com todos os documentos de cada concerto da orquestra foram organizados e classificados.
Os 327 programas de concertos – de 1981 a 2019 localizados foram digitalizados. Um índice foi produzido para facilitar a pesquisa.
Reportagens sobre a OSSM Publicadas na Imprensa
As 452 reportagens publicadas em jornais de 1977 a 2011 sobre a orquestra foram ordenadas e digitalizadas. Um índice das reportagens foi produzido para facilitar a pesquisa e acesso.
Difusão Arquivística
A Exposição Orquestrando na UFSM foi produzida em 2019 e itinerou em diversas unidades da cidade universitária, no Monet Plaza Shopping e participou inclusive do mês da cultura de Santa Maria no ano de 2021. Composta por quatorze painéis, exibiu 56 fotografias de concertos em diversos eventos culturais e cidades realizados em seus 55 anos de existência – de 1970 a 2018, imagens estas que integram o Arquivo Fotográfico da OSSM e o Arquivo de Negativos Fotográficos da UFSM custodiado pelo Departamento de Arquivo Geral. A curadoria foi da arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, com arte e diagramação de Alexandre Campanholo Rodrigues, acadêmico do Curso de Desenho Industrial da UFSM.
Arquivo de Partituras Musicais
A reorganização do arquivo de partituras musicais foi realizada por Matheus Stankowski, bolsista e acadêmico do Curso de Música da UFSM, o qual verificou a existência ou não de partituras de toda instrumentação. Do total de 978 partituras musicais do acervo, 27 são de autoria do primeiro maestro da orquestra, Frederico Richter, sendo, portanto, de valor histórico/permanente. Esta revisão auxiliará também no cruzamento de informações com vistas ao registro da memória dos concertos musicais.
Premiação
Em 2019 o projeto foi escolhido como uma das melhores ações de extensão da Reitoria. O vídeo Os Melhores de 2019 no 12º Salão de Extensão foi publicado no Youtube da Pró-reitoria de Extensão em 2021.
Participação em Eventos Científicos
As ações do projeto foram apresentadas em diversos eventos científicos, pois além de divulgarem o acervo musical da OSSM são ótimas oportunidades para encontrar pessoas interessadas no assunto, trocar experiências e atualizações.
Em novembro de 2019 foi apresentada a comunicação “Patrimônio Cultural, Música, Turismo e a Orquestra Sinfônica de Santa Maria”, no Simpósio Temático Turismo, História e Patrimônio Cultural do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UFSM.
Nas Jornadas Acadêmicas Integradas da UFSM o projeto foi apresentado em duas edições. Em 2019 o painel “Orquestrando Arquivos Musicais na UFSM: preservando a história da Orquestra Sinfônica de Santa Maria” foi apresentado na área: Lingüística, Letras e Artes – Artes/Música do 12º Salão de Extensão da 34ª JAI por Matheus Skolaude Kelling, acadêmico Arquivologia; em co-autoria com Hélvio Spode da Silva, acadêmico Arquivologia e Alexandre Campanholo Rodrigues, acadêmico Desenho Industrial).
Em 2018 o painel 354 “Arquivos Musicais na UFSM: preservando a história da Orquestra Sinfônica de Santa Maria” foi apresentado na área: Lingüística, Letras e Artes – Artes/Música do 12º Salão de Extensão da 33ª JAI por Letícia de Freitas Gaiardo, acadêmica Arquivologia.
Em 2020, a comunicação “Orquestrando Arquivos Musicais na UFSM: preservação da História da Orquestra Sinfônica de Santa Maria” de autoria de Matheus Skolaude Kelling e Hélvio Spode da Silva, ambos acadêmicos de Arquivologia; foi apresentada na área temática cultura do 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, em Londrina, Paraná – online devido às recomendações de isolamento social em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19).
Também em 2020 houve participação no capítulo 1 do “Documentário Memórias de uma Sinfônica”, disponível também em podcast.
Publicação de Artigos no Projeto Retalhos da Memória
Artigo 241 – ORQUESTRA NO CONCERTOS TELEFÕNICA CELULAR EM 2001 publicado em 08 de setembro de 2020 por Miguel Damasceno, acadêmico do 7°semestre do Curso de Letras/Português – Licenciatura da UFSM, usando a fotografia UFSM.2001.001.001.OSSM. Com audiodescrição da imagem.
Artigo 42 – ORQUESTRA SINFÔNICA DE SANTA MARIA, 50 ANOS DE ESPLENDOR MUSICAL publicado em 10 de maio de 2016 por Helena Castilhos Schittler, Acadêmica do 3º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM usando a imagem UFSM.1979.134.0001. Com audiodescrição da imagem.
O artigo foi publicado na Seção Memória – página 35 do Jornal Diário de Santa Maria em 09 de agosto de 2017.
Equipe do Projeto
Cristina Strohschoen dos Santos, arquivistaDAG, coordenadora do projeto
Daiane Regina Segabinazzi Pradebon, arquivista DAG, (set./2017 a set./2019)
Geovana Gayer de Souza, arquivista DAG (de set./2017 a dez./2018)
Marco Antonio Penna, Maestro da OSSM, (de set./2017 a mar./2019
João Batista Sartor, Maestro da OSSM (a partir de março de 2019)
Alexandre Jaques Eisenberg (set./2017 a set./2019)
Gerson Luiz Santos Leal, Servidor da OSSM (set./2017 a set./2019)
Suzete Gassen da Silveira, Coordenadora Executiva da OSSM,
Marcos Machado Paulo, bolsista, acadêmico de Arquivologia (de set./2017 a mar./2018)
Letícia de Freitas Gaiardo, bolsista, acadêmica de Arquivologia (de out./2017 a jul./2018)
Josilene Pereira Amorim, bolsista, acadêmica de Arquivologia (de set./2017 a abril/2018)
Matheus Macagnan Stankowski, bolsista, acadêmico de Música (de set. a dez./2017 e abr. a dez./2018)
Augusto Dossa Carvalho, bolsista, acadêmico de Música (de set./2017 a set./2018)
Alexandre Campanhol, bolsista, acadêmico de Desenho Industrial (de set./2017 a set./2018)
Luizane Borges de Deus, bolsista, acadêmica de Filosofia (de set. a out./2018)
Tatiana Barcelos Fabrício Medeiro, bolsista acadêmica de Arquivologia (de abril a ago./2018)
Helvio Spode da Silva, bolsista, acadêmico de Arquivologia (de ago.//2018 a set./2019)
Matheus Skoulade Kelling, bolsista, acadêmico de Arquivologia (de mar. a jul./2019)
Miguel Ketzer Martins Damasceno da Silva, bolsista, acadêmico de Letras (mar.-nov./2020 e mar.–ago./2021
Karine Vaz Pilla, bolsista, acadêmica de Arquivologia (de abril a agosto de 2022)
Nicolie Puntel, bolsista, acadêmica de Arquivologia (a partir de setembro de 2022)