Ir para o conteúdo Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para o menu Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para a busca no site Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para o rodapé Orquestra Sinfônica de Santa Maria
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta a Nona Sinfonia de Beethoven



A Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM) orgulhosamente retorna ao teatro do Centro de Convenções da UFSM para uma apresentação especial de uma das maiores obras da música de concerto: a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, composta em 1824, pela primeira vez em Santa Maria! O evento marca o bicentenário dessa obra-prima e celebra também os 200 anos da imigração alemã no Brasil.

A Nona Sinfonia, além de ser uma obra icônica da música clássica, é também o atual hino oficial da União Europeia, simbolizando a fraternidade e a união entre os povos, temas universais que ressoam com o contexto da imigração alemã no Brasil, com o envolvimento de artistas e compositores alemães.

Uma obra monumental e colaborativa

Esta apresentação é fruto de um esforço colaborativo que, além da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, envolve também o Centro de Artes e Letras (CAL) e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, a Orquestra Filarmônica da UFRGS, o Madrigal Presto, além do Coral e do Coro de Câmera da UFSM. Sob a regência do maestro Tita Sartor, a obra será apresentada no dia 29 de setembro, às 19h, no Centro de Convenções da UFSM. Em Porto Alegre, a apresentação ocorrerá sob a regência do maestro Carlos Völker-Fecher, no Salão de Atos da UFRGS, no dia 28 de novembro, também às 19h.

A grandiosidade da Nona Sinfonia

Com mais de uma hora de duração, a Nona Sinfonia é composta por quatro movimentos. O primeiro, uma abertura enérgica, abre caminho para o segundo movimento, caracterizado por um scherzo rápido, marcado e rítmico, além de um trio cantabile. O terceiro movimento é sublime e introspectivo, preparando o terreno para o aclamado quarto movimento. Este último é o grande destaque da obra, com a presença de um coro e quatro cantores solistas, que interpretam o famoso tema do “Ode à Alegria”, entremeado por citações dos três primeiros movimentos.

O final da sinfonia é um verdadeiro clímax musical e emocional, onde a música de Beethoven, em sintonia com o texto do poeta alemão Friedrich Schiller, nos conduz a uma mensagem universal de fraternidade e união entre todos os povos e nações.

Ingressos

Os ingressos para a apresentação em Santa Maria estão disponíveis para compra no site Antecipei.com, com os seguintes valores: 25 reais a meia entrada e 50 reais a inteira. Não perca a oportunidade de assistir a essa obra monumental, que promete emocionar e inspirar o público em uma celebração de música, cultura e história.

Serviço

    • Evento: Apresentação da Nona Sinfonia de Beethoven – Orquestra Sinfônica de Santa Maria

    • Data e horário: 29 de setembro, às 19h

    • Local: Teatro do Centro de Convenções da UFSM, Santa Maria/RS

    • Ingressos: Disponíveis em Rotula Papelaria (Camobi) Farmácia Cruz Vermelha (Centro) e online pelo site Antecipei.com

Para mais informações, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todos os detalhes desse evento imperdível.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-599-646

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes