O que é o Coronavírus
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo mais recente coronavírus descoberto. O vírus e a doença eram desconhecidos antes do surto iniciado em Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade contra ele.
Sintomas
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
Febre.
Tosse.
Dificuldade para respirar.
Orientações da Organização Mundial da Saúde
→ Lavar as mãos com ÁGUA E SABÃO ou higienizar com ÁLCOOL GEL 70º, cada vez que for ao banheiro, tocar em maçanetas de portas, andar de ônibus e demais locais públicos.
→ Mantenha pelo menos um metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
→ Evite tocar nos OLHOS, NARIZ e BOCA. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus, uma vez contaminadas podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca.
→ Fique em casa se não se sentir bem, tiver FEBRE, TOSSE e DIFICULDADE PARA RESPIRAR, procure atendimento médico.
→ Pessoas DOENTES e IDOSAS, devem adiar ou evitar viajar
→ Viajantes que retornam das áreas afetadas, devem monitorar seus sintomas por 14 DIAS e seguir os protocolos nacionais dos países receptores.
→ Certifique-se que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa HIGIENE RESPIRATÓRIA, isso significa cobrir boca e nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar.
Manuais - Cuidados para prevenção ao Covid-19
Cuidados para prevenção
Notícias
Vídeos
Perguntas Frequentes
É uma família de diferentes vírus que podem provocar infecções respiratórias. Os quadros vão de leve a moderado e, às vezes, grave. Na maioria dos casos, a doença é sem gravidade e os sintomas do coronavírus são febre, tosse, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, nariz escorrendo e diarreia.
Na forma grave, que acomete cerca de um quarto dos infectados, há uma piora do quadro respiratório, com desenvolvimento de pneumonia, podendo levar à insuficiência respiratória.
A epidemia continua em crescimento e, nesse momento, a medida mais efetiva para o controle é o isolamento social – ficar em suas casas, evitando contato com outras pessoas.
Indivíduos acima dos 60 anos ou debilitados e portadores de doenças crônicas.
PERMANEÇA EM CASA, principalmente se estiver apresentando sintomas gripais. Dessa forma, você evita a contaminação com o Novo Coronavírus e a piora do seu quadro. Além disso, hidrate-se e use antitérmico. Pacientes com sintomas leves não se beneficiam de ir aos hospitais, pois o diagnóstico laboratorial está reservado aos casos graves.
FIQUE EM ISOLAMENTO se você estiver infectado com o Novo Coronavírus. Assim, você não contamina outras pessoas.
PROCURE UM HOSPITAL se você apresentar um ou mais sintomas como: falta de ar, febre alta que não cede com os remédios e tosse. Idosos que apresentem alteração de sua condição clínica também deve ser levados.