O Jardim Botânico (JBSM) é um órgão suplementar do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi fundado em 1981. Possui uma área de 13 hectares, e uma coleção com aproximadamente 2.500 plantas. No JBSM conservam-se espécies nativas da região e exóticas, há espaços para pesquisa e para práticas de ensino, além de locais para lazer. A visitação é gratuita para todos, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13:30 às 17h30, e aos domingos e feriados das 15h às 19h, para lazer e caminhadas.
Missão
Ser o local privilegiado de conservação das espécies florestais nativas do Rio Grande do Sul, servindo como base de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como um centro de lazer para a comunidade em geral.
Comunicado da direção do JBSM aos visitantes e usuários:
Recomenda-se aos visitantes o uso de protetor solar e repelente durante as caminhadas, para maior conforto.
Algumas normas devem ser observadas por todos os visitantes, para que a visita aconteça de uma forma agradável, e preservando o espaço, as espécies do local e o bem-estar de todos:
Não é permitido o ingresso de animais domésticos fora da guia em hipótese alguma (e apenas PETs de pequeno porte podem ingressar), pela segurança dos visitantes e da coleção;
Não é permitido o uso de bebidas alcoólicas ou cigarros de quaisquer tipos, assim como atear fogo, cavar, perseguir e capturar animais, arrancar mudas ou tirar lenha.
Coletas de material botânico, fotos artísticas para particulares e para uso comercial não são permitidas, exceto sob autorização por escrito da Direção (envie um e-mail para jardimbotanico@ufsm.br). Fotos sem fins comerciais das plantas e do espaço comum podem ser tiradas, e podem inclusive ser compartilhadas nas redes sociais como lembrança da visita, já aproveite e marque o jardim botânico nas redes sociais.
Não é permitida a coleta de plantas, nem mesmo para uso medicinal. Todas as coletas de plantas, para pesquisa, ensino ou projetos em parceria, devem ser autorizadas previamente pela Direção do Jardim.
No caso de pesquisas, solicitamos aos orientadores e bolsistas, encaminharem cópia do projeto à direção para dar autorização e dar conhecimento aos funcionários da instituição sobre as rotinas do trabalho a ser realizado. Entretanto, é vedado a solicitação de auxílio dos funcionários para que trabalhem nos projetos de pesquisa ou extensão como auxiliares, assim como a utilização de máquinas ou ferramentas do JBSM, exceto em projetos desenvolvidos pelo referido órgão.
No momento, não trabalhamos com venda nem doação de mudas.
A recepção de doações de plantas ao Jardim só ocorrerá com a anuência prévia da Direção do Jardim Botânico, respeitando o interesse estratégico e sua organização.
O acesso a alguns espaços do Jardim ainda pode estar restrito, e pedimos a compreensão e colaboração de todos. Visitas em grupos devem ser agendadas previamente pelo site em formulário específico (atente-se para a confirmação do agendamento). Há um formulário para agendamento do auditório, e outro para agendamento de visitas em grupos.
Seja consciente de seu papel como agente de transformação do planeta num local agradável e habitável. Repense seu desejo de consumir, preferindo trazer frutas, cereais integrais, sucos, verduras e legumes nos seus lanches. Substitua o plástico pelo papel ou vidro, prefira o papel reciclado. Deixe de alimentar a sociedade de consumo e assim gere menos lixo. De qualquer forma, não atire lixo no chão, nem mesmo o orgânico, temos recipientes próprios para a coleta seletiva.
Por fim, lembre-se de assinar o livro de visitas (uma pessoa por família ou turma, colocando no livro a quantidade de pessoas que está consigo).
A Direção deseja a todos uma excelente visita!