• Os monitores de educação ambiental do JBSM são alunos de graduação da UFSM, os quais abordam conceitos gerais sobre biodiversidade, conservação da natureza e curiosidades, com foco e educação ambiental. Os monitores não estão habilitados para ministrar aulas de Ciências, Biologia ou Botânica, nem possuem a obrigação de abordar conteúdos escolares ou realizar aprofundamento técnico nos temas apresentados.
• Permite-se que professores utilizem o Jardim Botânico para ministrar um conteúdo curricular, desde que seja enviado antecipadamente uma mensagem eletrônica ao Núcleo de Educação Socioambiental (jardimbotanico@ufsm.br). Nesse tipo de situação, não disponibilizamos de monitores para acompanhamento.
- Os monitores não são responsáveis pela disciplina/comportamento dos alunos visitantes, sendo papel do professor responsável, manter a organização dos mesmos.
É fundamental que os alunos sejam orientados pelo professor responsável, sobre o tipo de roupa adequada (calçados fechados, calça), uso de repelente de insetos e protetor solar.
• O JB não dispõe de mudas de plantas para doação para as escolas
- Todos os lixos produzidos pelos visitantes devem ser recolhidos pelos mesmos e colocados nas lixeiras do JBSM.
- Os visitantes não poderão arrancar plantas ou subir em árvores sem autorização do monitor.