Orientações sobre o Agendamento
Solicitação de Agendamento: A solicitação de agendamento é necessária apenas para visitas guiadas de instituições de ensino ou de outros grupos (ex: associações de idosos, escoteiros, policiais, etc). O número mínimo de pessoas por grupo para visita guiada é de 20 pessoas.
Prazo para Solicitação: A solicitação de agendamento deve ser realizada com pelo menos uma semana de antecedência da data desejada para a visita.
Confirmação do Agendamento: O agendamento das visitas só estará confirmado a partir do recebimento de uma mensagem eletrônica do Jardim Botânico da UFSM.
Tempo de Resposta: As solicitações de visita não serão respondidas imediatamente, uma vez que os pedidos seguem um protocolo de agendamento que pode levar até 48h.
Cancelamento de Visitas: O cancelamento das visitas deve ser informado pelo e-mail (jardimbotanico@ufsm.br) ou pelo telefone (55) 99193.8183 com até 48h de antecedência do horário da visita agendada.
Atividades durante a Visita: Na solicitação de agendamento, o grupo poderá optar por no máximo 3 atividades. Entretanto, ressalta-se que o monitor responsável analisará a viabilidade da realização da(s) oficina(s) no dia da visita, conforme condições climáticas, materiais disponíveis e faixa etária dos visitantes, ocorrendo possivelmente alterações ou cancelamentos nas oficinas solicitadas.
Condições Climáticas: Em caso de chuva ou outra condição climática adversa, o Núcleo de Educação Socioambiental do JBSM oferece atividades que podem ser realizadas no auditório e hall do JBSM, não sendo necessário o cancelamento da visita, exceto se for de interesse do grupo visitante.
Orientações sobre as Visitas no JBSM
Monitores de Educação Ambiental: Os monitores de educação ambiental do JBSM são alunos de graduação da UFSM, os quais abordam conceitos gerais sobre biodiversidade, conservação da natureza e curiosidades relacionadas ao tema. Os monitores não estão habilitados para ministrar aulas de Ciências, Biologia ou Botânica, nem possuem a obrigação de abordar conteúdos escolares ou realizar aprofundamento técnico nos temas apresentados.
Uso do Jardim Botânico para Conteúdo Curricular: Permite-se que professores utilizem o Jardim Botânico para ministrar um conteúdo curricular, desde que seja enviado antecipadamente uma mensagem eletrônica ao Núcleo de Educação Socioambiental (jardimbotanico@ufsm.br). Nesse tipo de situação, não disponibilizamos de monitores para acompanhamento.
Responsabilidade do Professor: Os monitores não são responsáveis pela disciplina/comportamento dos alunos visitantes, sendo papel do professor responsável manter a organização dos mesmos.
Orientações para os Alunos: É fundamental que os alunos sejam orientados pelo professor responsável sobre o tipo de roupa adequada (calçados fechados, calça), uso de repelente de insetos e protetor solar.
Doação de Mudas: O JB não dispõe de mudas de plantas para doação para as escolas.