Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Sabores do amanhã: Semana da Inovação promove ações de degustação do setor de Foodtechs da UFSM

Ações para degustação acontecem de 21 a 25 de outubro

A Universidade Federal de Santa Maria prepara uma experiência sensorial única durante a Semana da Inovação 2024, que acontece de 21 a 25 de outubro. Em celebração ao Dia Nacional da Inovação, o evento, promovido pelo InovaTec UFSM Parque Tecnológico, destaca as mais recentes revoluções no setor de FoodTech (uma das verticais do Parque), oferecendo ao público a oportunidade de degustar produtos alimentares inovadores desenvolvidos na própria Universidade.

Durante esses cinco dias, a comunidade acadêmica e o público em geral poderão participar de degustações em diferentes locais da UFSM, como a Reitoria, Restaurantes Universitários, Curso de Arquitetura e Urbanismo, e a Polifeira, além de um espaço no Shopping Praça Nova. As atividades acontecem entre 10h30 e 14h, com destaque para sabores como  bife de hambúrguer plant-based e lagartixas de chocolate, produzidas com impressora 3D no laboratório de Tecnologia em Alimentos do Centro de Ciências Rurais (CCR), sob orientação dos professores Juliano Barin e Paulo Cezar Campagnol. Também serão oferecidos refrigerantes da Zagaia Brewery e da Magnuts – Magnificamente Pecan.

O evento tem como objetivo promover o FabLab FoodTech da UFSM, o primeiro da América Latina, e engajar a comunidade em inovações alimentares. A ação também contará com a digitalização dos pedidos por meio da Delivery Much, empresa residente do Parque. E testes sensoriais serão conduzidos pela equipe da Profª Flávia Michelon Dalla Nora, do Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFSM, com suporte dos alunos da disciplina de análise sensorial.

Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o InovaTec também estabeleceu uma parceria com o Restaurante Mamma Veg para oferecer, durante as ações, alimentos veganos como mini hot dogs, xixo e pizza de atum. Essas proteínas alternativas, que empregam tecnologia em sua produção, ilustram como o FabLab FoodTech, atualmente em implantação, poderá contribuir para avanços em pesquisas sobre processamento de alimentos e no desenvolvimento de novos ingredientes e produtos.

• Segunda-feira, 21/10 – Hall da Reitoria – degustação de 12h45 às 13h45.
  • Terça-feira, 22/10 – Prédio 9F – Curso de Arquitetura e Urbanismo – degustação de 12h às 14h.
  • Quarta-feira, 23/10 – RU I – degustação de 12h às 14h
  • Quinta-feira, 24/10 – Polifeira do Agricultor (Largo do Planetário) – degustação de 12h às 14h
  • Sexta-feira, 25/10 – Shopping Praça Nova – degustação de 12h às 14h.

Como participar

• No dia de cada ação, a partir das 9h, os participantes poderão reservar os pedidos através do aplicativo da Delivery Much, acessando o banner da Semana da Inovação. Os pedidos devem ser retirados durante o período da ação, no mesmo dia em que foi reservado.

Apoio: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Pró Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA), Sebrae, Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (PPGCTA), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Restaurante Universitário (RU), Polifeira do Agricultor, Delivery Much, Magnuts, Zagaia Brewery e Shopping Praça Nova.