Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Primeira edição do Finep Day em Santa Maria apresenta oportunidades de financiamento para empresas e instituições científicas e tecnológicas

Na manhã da última terça-feira (25), aconteceu a primeira edição do Finep Day realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento foi no auditório do INPE-UFSM e apresentou os programas de financiamento para instituições científicas e tecnológicas, empresas e outras organizações, reforçando a relevância da inovação como motor do crescimento econômico e social.

Durante o evento foram abordados desafios como a necessidade de comprovar a estrutura e capacidade de execução dos projetos antes da assinatura dos contratos com a Finep. Marco Bruno Manzolillo, Analista da Finep, destacou a importância do crédito para empresas inovadoras, superando a resistência inicial aos empréstimos bancários e promovendo o uso responsável de recursos financeiros. Além disso, ele ressaltou a UFSM como uma das universidades mais tradicionais em aprovação em editais da Finep.

O evento também contou com a presença de autoridades como o reitor da UFSM, Luciano Schuch, e o pró-reitor de inovação e empreendedorismo, Professor Daniel Bernardon, além de convidados palestrantes que compartilharam suas experiências com as oportunidades de fomento da Finep. Além disso, o analista da financiadora também apresentou a ação de crédito emergencial recentemente aprovada, que destina R$1,6 bilhão para apoiar empresas do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes.

O pró-reitor de inovação e empreendedorismo, professor Daniel Bernardon, salientou a importância de mostrar as oportunidades que a Finep está proporcionando: “É bastante oportuno apresentar as linhas de crédito, a parte de investimentos em startups e para as empresas. Como o Parque está em implantação, essa também é uma oportunidade para mostrar como a gente [Parque e UFSM] pode ser um facilitador do acesso a essas informações e os meios para as empresas acessarem esses recursos”, afirmou.

Apoio à Parques Tecnológicos: case InovaTec UFSM

Maria Daniela Dutra, gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, destacou a importância do apoio da Finep para o sucesso do parque, que atua em áreas como agrotecnologias, food techs e bioinsumos. A parceria com a Finep permitiu a captação de recursos, o estabelecimento de uma infraestrutura robusta e 40 startups incubadas, através da Pulsar Incubadora Tecnológica. “A Finep é um dos pilares fundamentais para o processo de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Então trago aqui um pouquinho do nosso case de sucesso da Finep, que é o Parque Tecnológico da UFSM. Por ser um ambiente que tem como principal foco promover essa integração,entre academias, empresas, governos, sociedade, buscamos, com o aumento da inovação, fazer com que, de certa forma, impulsione o desenvolvimento econômico e social da região. Realizamos também então capacitação e treinamentos por meio do processo do recurso recebido do Finep, onde conseguimos aprimorar não só as metodologias que implantamos dentro do Parque Tecnológico, mas também todo o processo relacionado à questão de capacitação, desde a captação de recursos e fundo de financiamentos”, pontuou ela durante sua fala.

Financiando o sucesso das startups: cases Zeit e GetCommerce

Renan Buque Pardinho, CEO da Zeit, compartilhou sua experiência positiva com a Finep. Sua startup, focada em inteligência artificial aplicada ao agronegócio, foi contemplada com um milhão de reais no edital do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Renan enfatizou a importância do processo de subvenção e as rigorosas exigências da Finep, que garantem a seriedade e a qualidade dos projetos apoiados.

José Augusto Aita, CEO da Get.Commerce, falou sobre a evolução de sua empresa, que se beneficiou de financiamentos da Finep para expandir seus serviços de e-commerce, incluindo soluções de pagamento e logística. A trajetória de sucesso da Get.Commerce exemplifica como o apoio financeiro pode transformar startups em empresas lucrativas e inovadoras.

A Finep, desde sua criação em 1967, tem se dedicado a analisar e financiar projetos de inovação e tecnologia, com uma abordagem diferenciada focada na viabilidade tecnológica e não apenas na econômica. Sua atuação abrange investimentos significativos em áreas essenciais como saúde, mobilidade urbana, energias renováveis e tecnologias digitais.

A Finep é um pilar fundamental para o fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil, proporcionando o apoio necessário para que projetos inovadores alcancem seu potencial máximo. O Finep Day em Santa Maria reforçou a importância da colaboração entre universidades, empresas e o governo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e tecnológico da região e do país.

Texto: Fabrício Dias, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Revisão e Fotos: Jéssica Medeiros, Assistente de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.