Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

InovaTec UFSM Parque Tecnológico, startups e estudantes da UFSM participam de evento sobre Food Tech em Lajeado



O InovaTec UFSM Parque Tecnológico, foodtechs da Pulsar Incubadora Tecnológica e estudantes da Universidade participaram do Food Tech Summit, evento realizado pelo Sebrae RS na última quinta-feira (17) em Lajeado. As startups Weecaps e Olive+ tiveram a oportunidade de participar de painéis, onde apresentaram suas soluções tecnológicas voltadas para o setor de alimentos. 

O professor Juliano Barin, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos da UFSM e agente de Inovação do FoodTech Fablab do InovaTec UFSM, elogiou a qualidade do evento e ressaltou a oportunidade de estabelecer conexões valiosas tanto com atores locais quanto de ecossistemas externos. Ele também enfatizou a importância da reunião plenária da Foodtech Alliance (movimento que busca tornar o Rio Grande do Sul um polo de excelência na inovação em sistemas alimentares) ao final do evento, onde foram discutidas novas ações para fortalecer essa aliança.

O evento não apenas proporcionou uma experiência enriquecedora, mas também permitiu que as startups do ecossistema de inovação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico se conectassem com o mercado e compartilhassem suas soluções. Além disso, a presença de alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos da UFSM,  proporcionou uma vivência que integra a academia com o setor.  

O professor Juliano Barin participou do painel “Ajudando a Transformar a Indústria Alimentícia”, enquanto as startups Olive+ e Weecaps participaram do painel “Foodtechs Gaúchas e o Futuro dos Alimentos”.

 

O que são Foodtechs? 

São empresas que trabalham ressignificando os sistemas alimentares, utilizando tecnologias para criar soluções inovadoras que podem aprimorar seus nichos de aplicação que como:

  • processamento de alimentos;
  • novos ingredientes e produtos;
  • sistemas de entrega por aplicativo (delivery), rastreabilidade;
  • varejo e food service: novos equipamentos e serviços e até mesmo trabalhando no problema do desperdício de alimentos na ponta final da cadeia de alimentação. 

Saiba mais sobre o tema aqui. 

    

 

 

 

Texto: Luana Giazzon Assessora de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.

Fotos: Divulgação

Foto encontro Foodtech Alliance: Elisangela Favaretto.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-1264

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes