Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

Empresas do InovaTec e da Pulsar participam de projetos de inovação da UFSM aprovados na chamada MAI/DAI 2024

Universidade obteve R$2,6 milhões em financiamento e 35 bolsas de estudo para impulsionar a inovação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conquistou um desempenho favorável na Chamada Pública CNPq/Capes 009/2024 do Programa MAI/DAI, com 100% de aprovação da proposta liderada pelo Pró-Reitor de Inovação, Daniel Bernardon. A proposta garantiu um financiamento de mais de R$2,6 milhões e 35 bolsas de estudo para apoiar projetos de inovação em parceria com 12 empresas e 7 Programas de Pós-Graduação (PPGs).

O Programa MAI/DAI, por meio dessas parcerias, concede bolsas de estudo em diversas modalidades, incluindo doutorado, mestrado, pós-doutorado empresarial e iniciação tecnológica e industrial. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação em projetos voltados ao setor empresarial, ampliando o impacto das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no desenvolvimento de soluções para a indústria.

Dentre as empresas participantes, duas são incubadas na Pulsar Incubadora Tecnológica e outras duas fazem parte do InovaTec UFSM Parque Tecnológico. Todas as empresas contribuem com contrapartidas financeiras ou econômicas para apoiar as bolsas de estudo.

• Auftek Serviços de Tecnologia LTDA (Pulsar) – Bolsa de Pós-Doutorado Empresarial (1)
  • Fox IoT Soluções em Equipamentos e Engenharia LTDA (InovaTec UFSM) – Bolsa de Doutorado (1) e PDI (1).
  • INGAL Indústria de Fertilizantes (Pulsar) – Bolsa de Mestrado (1).
  • Transfertech Gestão de Inovações LTDA (InovaTec UFSM) – Bolsas de Mestrado (2), Doutorado (2) e PDI (1).

O Pró-Reitor de Inovação, Daniel Bernardon, destacou a importância da aproximação entre a universidade e as empresas, ressaltando o papel fundamental da academia na solução de desafios reais do mercado por meio da Ciência e Tecnologia. “Essa aproximação da universidade com as empresas é muito válida, porque permite de fato valorizar a nossa estrutura para uma pesquisa aplicada e resolutiva”, afirma.

Texto: Jéssica Medeiros, assistente técnica de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.