No dia 08 de setembro, o Programa Fantástico, da TV Globo, exibiu uma reportagem com pecuaristas sobre o furto de gado nas fronteiras brasileiras, conhecido como abigeato. Entre as soluções demonstradas para combater o problema, foi destacada uma coleira de rastreamento, desenvolvida pela InstaBov, startup da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM.
Na reportagem, um produtor rural de Santana do Livramento, que sofreu sua quinta invasão no ano, contou como o rastreador e o sistema de monitoramento o ajudaram a evitar a conclusão do roubo, resultando na recuperação de 20 animais.
A ideia para essa inovação surgiu após o CEO da InstaBov, Fernando Moraes, também proprietário rural, ter sua própria propriedade invadida. Desde 2016, ele tem se dedicado ao desenvolvimento de um dispositivo capaz de monitorar o rebanho, e em 2024 fundou oficialmente a startup, após captar um aporte de R$1,5 milhão da Belgo Arames. Com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para a pecuária de corte nacional, em oito meses de operação, a startup monitorou cerca de 2000 animais por meio da plataforma.
A tecnologia transmite em tempo real a localização do animal, a contagem dos passos, o sensor de vida e também fornece alerta de parto. Todos esses dados podem ser acessados pelo celular, de qualquer lugar do mundo.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) contribuiu de forma fundamental no desenvolvimento da solução, fornecendo animais do Colégio Politécnico para testagem, e permitindo que os alunos adquirissem experiência prática com a tecnologia.
Fernando ressalta a importância da incubadora e do InovaTec para o seu negócio: “Essa facilidade de estar dentro do InovaTec é crucial para ter acesso a mão de obra qualificada, por meio dos estudantes, e o auxílio eventual de professores […] É um ambiente seguro onde pude desenvolver minha startup com todo apoio” afirma o empreendedor.
Confira a matéria completa no link.
Texto: Mônica Petry, bolsista de Comunicação social – Relações Públicas do InovaTec UFSM Parque Tecnológico;
Revisão: Jéssica Medeiros, assistente técnica de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico.