Autor: Anderson Cardozo Paim
Transformar uma ideia em um negócio de sucesso é o sonho de todo empreendedor, mas o caminho é cheio de desafios. É aí que entra a aceleração de projetos – um atalho poderoso para quem quer ver sua startup decolar. Esses programas intensivos oferecem tudo que uma ideia precisa para sair do papel: mentoria, networking, recursos e, claro, a chance de testar tudo no mercado.
Por que Acelerar?
- Mentoria de gente grande: Imagina ter ao seu lado profissionais experientes, que já enfrentaram os mesmos desafios e podem guiar você para evitar armadilhas comuns? A mentoria é um dos pontos fortes da aceleração.
- “Teste Drive” no mercado: Nada de esperar meses para descobrir se sua ideia é boa ou não. Com metodologias ágeis, você coloca o produto ou serviço à prova rapidinho, faz ajustes e melhora as chances de sucesso.
- Conexões que valem ouro: Participar de um programa de aceleração é abrir portas para um mundo de contatos, desde potenciais clientes até investidores que podem apostar na sua ideia.
- Infraestrutura e recursos: Além da orientação, os programas oferecem ferramentas, espaço de trabalho e, em alguns casos, uma grana inicial para dar aquele gás no projeto.
ElevaStart powered by Inovativa: Catalisador para a Inovação
O programa Eleva Start 2024, organizado pela Pulsar Incubadora de empresas da UFSM, é mais do que um programa intensivo, é uma imersão para empreendedores que buscam acelerar o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Este programa é desenhado para ajudar startups a testar suas ideias de forma eficiente e estratégica, proporcionando um ambiente rico em recursos e suporte. E as inscrições para a segunda edição do Eleva Start simplesmente dispararam! Com um aumento de 20% nas inscrições comparando com a edição passada, foram mais 70 projetos disputando 25 vagas. Os empreendedores mais jovens, entre 20 e 24 anos, dominaram as inscrições, mostrando que a nova geração está focada em transformar o mundo, por meio de soluções inovadoras e de impacto. Mas não pense que a experiência não conta: o ingresso de empreendedores seniores ajuda a compor um grupo mais diversificado, experiente e resiliente.
E a diversidade de ideias? Outro destaque das inscrições. Plataformas digitais lideraram o ranking, mas a preocupação com o meio ambiente também esteve presente, com projetos voltados às famosas tecnologias verdes, IoT e Smart Cities,que também tiveram seu espaço.
Mas o que torna o Eleva Start tão especial? Além de ser gratuito, o programa oferece um ambiente único para que os empreendedores possam validar suas ideias e dar o primeiro passo rumo ao sucesso. A Pulsar Incubadora da UFSM, em parceria com Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Fundação Wadhwani, entidades executoras da iniciativa, está amplamente comprometida com o objetivo de impulsionar a inovação no Rio Grande do Sul.
Com tantos projetos excepcionais, fica mais fácil vislumbrarmos o futuro. Uma coisa é certa: o futuro da inovação no estado está nas mãos dessa nova geração de empreendedores. E o Eleva Start está aqui para dar o suporte necessário para que eles possam realizar seus sonhos e impactar muita gente.
Artigo publicado em Diário de Santa Maria, no dia 18/08/2024.