Na manhã da última quinta-feira (11), a gestão do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, junto com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria Luciano Schuch, recebeu os representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para uma visita técnica em três laboratórios da Universidade, nas áreas de alimentos e bioinsumos. Além disso, representantes do Sebrae RS estiveram presentes participando do roteiro de visitas. A comitiva também veio para Santa Maria para participar da 4ª edição do Dia de Campo do programa Advanced Farm 360º do Colégio Politécnico da UFSM, que ocorreu na tarde do mesmo dia. A visita técnica continuou na manhã da sexta-feira (12), onde além do MAPA e Sebrae, representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT RS) visitaram os prédios 02 e 61H da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, vinculada ao InovaTec, para conhecer alguns dos serviços e das tecnologias desenvolvidas pelas startups incubadas.
O reitor da UFSM Luciano Schuch falou sobre a importância de receber estas autoridades na Universidade para que conheçam o potencial dos laboratórios de pesquisas e, assim, ver os resultados que estão acontecendo através dos investimentos feitos nestes espaços. “Por exemplo, os novos laboratórios que estão sendo investidos agora, os FabLabs, de Foodtech e Bioinsumos, é um importante investimento. É a fronteira do conhecimento sendo desenvolvida pela nossa universidade e apoiada pelo Ministério da Agricultura. Isso é muito importante. […] Quando eles vêm até aqui, começam a verificar a realidade, vêem que os alunos estão trabalhando, vêem os equipamentos […] e o resultado deste trabalho. Isso é fundamental para nós.” afirmou.
Estiveram presentes autoridades como Cesar Simas Teles, Coordenador Geral de Articulação para Inovação do MAPA; José Cleber Dias de Souza, Superintendente Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul /MAPA-RS; Roberto F. Lucena, Chefe de Divisão do Desenvolvimento Rural/MAPA – RS juntamente com Stefan Ludwig Schirmer Richter – chefe da Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária (UTRAs)/Santa Maria, Lineu T. Leal, engenheiro agrônomo da UTRA/SM e Marcelo Ceretta, auditor fiscal agropecuário da UTRA/SM. Rafael Paglioli, Coordenador de projetos do TEC4B/SICT RS e Cassiano Rick, Analista Administrador de Projetos de Inovação/SICT RS também estiveram presentes.
O primeiro dia da visita técnica iniciou no Laboratório do Centro de Tecnologia de Alimentos, onde Juliano S. Barin, professor, pesquisador da UFSM e também coordenador técnico do projeto FoodTech Fablab, guiou a visita e apresentou o laboratório, bem como as tecnologias utilizadas que possibilitam o desenvolvimento dos projetos e pesquisas produzidas ali. Além disso, o coordenador do projeto do Fablab, através de demonstrações e degustação de produtos produzidos dentro do laboratório, apresentou alguns dos equipamentos que estarão disponíveis neste ambiente de prototipagem na área de alimentos, que será implantado no InovaTec UFSM.
O Laboratório de Bioinsumos (Biotec Factory) foi o segundo destino de visita, onde o professor da UFSM e coordenador do laboratório, Marcio Mazutti, pôde apresentar alguns dos projetos e pesquisas ali desenvolvidos. Além do laboratório, as autoridades conheceram o espaço onde estará localizado o FabLab de Bioinsumos, que também será implantado através do Parque Tecnológico. O BioFabLab será um espaço de co-criação e inovação que apoiará empreendedores no setor agropecuário, com foco na área de bioinsumos.
Ao final da manhã, a comitiva conheceu o Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP), apresentado pelo professor Renato Zanella e a professorae vice-reitora da UFSM Martha Bohrer Adaime, ambos coordenadores do laboratório. Neste espaço são desenvolvidos projetos de monitoramento que controlam os níveis de resíduos de pesticidas em matrizes que são consumidas pela sociedade como, hortigranjeiros e água potável, ou que entram em contato com o meio ambiente, como água de cultivo de arroz irrigado, solo e plantas.
Cesar Simas Teles, coordenador geral de articulação de inovação agropecuária do MAPA, na Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, fez um panorama sobre a visita e falou sobre as parcerias consolidadas com a Universidade, através de financiamentos como os próprios FabLabs. Segundo Cesar, foi uma boa oportunidade para saber como a Universidade está desenvolvendo projetos, tanto na área de bioinsumos, sobre desenvolvimento de pesquisas no controle de pragas e criação de biofertilizantes, como na área de foodtech. “Na parte foodtech, foi bem interessante vermos várias pesquisas com o desenvolvimento de novos alimentos, de aproveitamento de resíduos, essa agenda conversa muito com a agenda que temos na coordenação geral. Trata-se tanto da parte de inovação quanto da parte de foodtech, então a sinergia entre o projeto da Universidade Federal de Santa Maria e o que está sendo desenvolvido no MAPA, o que está sendo pensado, é completa. […] Estou muito contente de ver que o investimento que fizemos está dando um bom resultado.” afirmou.
José Cleber Dias de Souza, Superintendente Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul /MAPA-RS, destacou a possibilidade de pensar algo que é muito importante: a redução do desperdício de alimentos. “É uma preocupação do governo, que na verdade se fundamenta em cima de uma constatação que boa parte da produção alimentar é desperdiçada.”, completou.
Para ele, a visita teve como objetivo conhecer a estrutura, as pessoas que fazem a gestão, e de como se dá a materialização dos processos. “Como algumas dessas iniciativas têm apoio do Ministério, nós tínhamos o conhecimento dos processos internos, da fundamentação dos objetivos, mas não tínhamos essa vivência.” Segundo José Cleber, foi interessante no sentido de dar “um passo adicional”, conhecendo essas pessoas e então estabelecendo conexões com outras iniciativas de pesquisa, de extensão e relacionar com as diversas demandas que o Ministério conhece, tanto no Estado do RS e do setor produtivo, quanto de outras unidades da federação.
“As experiências que nós conhecemos ali (nos laboratórios), têm relação com um conjunto de objetivos que o Ministério tem, competências legais, especialmente aquelas que dialogam com uma crescente aceleração, de uma transição em direção à sustentabilidade da produção agropecuária, no sentido de reduzir o impacto e contribuir para atenuar as alterações climáticas, especialmente essa pauta de bioinsumos, a utilização da biologia aplicada à produção agropecuária. […] Para nós foi uma atividade bastante rica, agregou bastante. E com toda boa atividade, ela deixa a perspectiva de fazer muito mais ainda.” finalizou o superintendente.
Após completar o primeiro dia do roteiro de visitas, as autoridades seguiram para área Agrícola do Colégio Politécnico da UFSM para participar da 4ª Edição do Dia de Campo, promovido pelo programa Advanced Farm 360º do Colégio Politécnico da UFSM. As atividades seguiram no dia seguinte, na manhã de sexta-feira (12), onde a comitiva visitou os dois prédios da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM (prédios 02 e 61H) e conheceram algumas das empresas incubadas.
No ramo de agtech, as startups Zeit, Auster, e Crops Team tiveram suas tecnologias apresentadas, demonstrando as potencialidades no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor agrícola. Na área de software/hardware, as autoridades puderam conhecer a Instabov, que desenvolve soluções tecnológicas para a pecuária de corte. A comitiva do MAPA e SICT RS também conheceu a Fox Iot, startup especializada no setor elétrico que desenvolve soluções em medição inteligente de energia, e conheceu os produtos desenvolvidos pela G2W Sistemas, empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções de alta tecnologia em agricultura de precisão. Já na área de heatlhtech, foi apresentada a Auftek, startup que desenvolve instrumentos laboratoriais inteligentes para análise microbiológica em tempo real e na instrumentação para ensaio de inversores de frequência.
Ao falar sobre a visita às startups Anderson Paim, gestor da Pulsar Incubadora, diz que a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com dirigentes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, foi um marco significativo para o ecossistema de inovação. Segundo Paim, a visita proporcionou uma oportunidade única para apresentar as iniciativas e projetos que estão impulsionando a inovação no país. “Essas startups representam o potencial criativo e empreendedor de nossa região e têm se destacado em diversas áreas como agrtech, bionsumos e foodtechs.” afirmou.
Anderson conclui destacando que essa visita não apenas fortaleceu os laços entre os setores público e privado, mas também abriu portas para uma colaboração mais estreita entre as instituições regulatórias e as startups. “A inovação é a chave para o desenvolvimento econômico, e eventos como esse nos aproximam cada vez mais desse objetivo comum. Estamos entusiasmados com as possibilidades que surgirão a partir dessa visita e comprometidos em continuar impulsionando a inovação em nosso país.” finalizou.
Para Maria Daniele Dutra, gestora no InovaTec UFSM Parque Tecnológico, a visita da Coordenação de articulação para Inovação do MAPA, juntamente com fiscais agropecuários e a SICT RS aos laboratórios da UFSM, e posteriormente às empresas do InovaTec e Pulsar Incubadora, oferece benefícios significativos para o setor agrícola. “Primeiramente, proporciona uma oportunidade para mostrarmos sobre as recentes pesquisas e tecnologias aplicadas na produção e análise de alimentos que tem sido desenvolvidas na nossa universidade, bem como nas práticas de controle de qualidade.” Segundo Maria Daniele, essa interação direta com pesquisadores e empresas inovadoras permite uma troca de conhecimento vital para aprimorar políticas públicas, regulamentações e práticas de fiscalização, contribuindo assim para a segurança alimentar e a qualidade dos produtos agrícolas no país. “Esta interação colaborativa entre diferentes atores do ecossistema de inovação e produção agrícola é essencial para cooperação a competitividade, a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor como um todo.” concluiu a gestora do Parque.
Os dois dias de visita do Ministério da Agricultura e Pecuária, junto com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e parceiros do InovaTec UFSM Parque Tecnológico como o Sebrae RS, possibilitaram o estabelecimento de conexões estratégicas entre o governo, a academia e o setor privado, promovendo a transferência de tecnologia, o desenvolvimento de soluções inovadoras e o fomento ao empreendedorismo no agronegócio brasileiro e ecossistema como um todo.
Texto: Izadora Lemes Rocha, bolsista de Jornalismo no InovaTec UFSM.
Fotos: Izadora Lemes e Fabrício Dias.